Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Pindorama, Terra das Palmeiras, pindó-rama

O que é Pindorama

Pindorama era como os Tupi-Guaranis chamavam o Brasil antes da chegada dos portugueses, em 1500. Do Tupi, a palavra pindó-rama, como abreviação de pindó-retama, significa ‘Terra das Palmeiras’.

A imagem que os Tupi possuíam da Terra, que habitavam há mais de 10.000 anos e que  posteriormente seria chamada de Brasil, era marcada pelo encantamento que possuíam com a natureza. A imensa diversidade de fauna e flora que estavam presentes na região litorânea brasileira, influenciaram no estilo de vida  que os milhões de nativos que aqui já habitavam,  desenvolviam em suas distintas aldeias e e em diferentes comunidades de nações indígenas. Suas atividades principais eram a caça a pesca e a coleta.  A diversidade de palmeiras existentes no litoral nordestino brasileiro, que deram origem ao termo ‘Pindorama’ e que faziam parte do dia-a-dia dos povos nativos tupis e dos Andes eram: a pupunha, a buriti, a pindoba,a tucum, a tucumã e  a tucumaí.

Grandeza e diversidade natural estavam presentes  também na criação de um universo mítico deste lugar, que para os povos originários era também considerada, além de uma ‘Terra boa para plantar’ uma ‘Terra livre de todos os males.’ O universo mítico dos Tupi-Guaranis estava marcado pela presença dos  quatro elementos da natureza:  água, terra, fogo e  ar. Através destes elementos, os nativos explicavam a realidade que os rodeava, sempre com lendas e espíritos, típicos do politeísmo ameríndio.  Os Tupi tinham em Pindorama o equilíbrio necessário para definir a terra em que viviam como perfeita, como divina. Pindorama, em uma  análise histórica é sobretudo a terra da Utopia, onde o mal não existia.

A Terra das Palmeiras foi habitada por outros povos nativos, que juntamente com os Tupi, somavam mais de dois milhões de habitantes, de diferentes grupos linguísticos e de diferentes e ricas culturas, como: os Pataxó, Krahó, Karajá , Xavante, Kaiapó- que ainda hoje estão presentes na região. A Terra ainda é para as comunidades indígenas um bem de todos, de onde se pode compartilhar todas as riquezas e um lugar divino que não pode possuir um dono.

brasil7777

698 Visualizações 6 Total

References:

CASTANHA. Marilda. PINDORAMA. TERRA DAS PALMEIRAS. SP: Editora Cultura.2008.

SAMPAIO, Teodoro. O TUPI NA GEOGRAFIA NACIONAL. SP:Editora Brasiliana, 1987.

GRUPIONI, Luis Donisete Bengi ( org). ÍNDIOS NO BRASIL. Brasília:MEC, 1994.

 

 

698 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo