Caras-pintadas (movimento)

Um dos maiores movimentos populares do Brasil, o caras-pintadas se refere a destituição do presidente Fernando Collor de Mello em 1992.

O que foi caras-pintadas?

Caras-pintadas foi um movimento popular que se passou no Brasil, ao longo do ano de 1992. O objetivo do acto era derrubar o então presidente Fernando Collor de Mello. Preocupados com os escândalos de corrupção, os brasileiros tomaram as ruas, com os rotos pintados com tinta, para exigir um impeachment.

caras-pintadas

Como surgiu o movimento?

O movimento caras-pintadas teve seu início no final dos anos 1980, dentro da União Nacional dos Estudantes e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Na época, os estudantes tinham forte participação e representatividade na política. Isto aconteceu por conta do final do regime militar, proveniente do Golpe de 1964.

Durante os primeiros dois anos do governo Collor, as medidas tomadas pelo presidente, como a mudança de moeda e a criação de impostos, causaram um grande descontentamento no país. As revoltas aumentaram quando o governo decidiu levantar todos os rendimentos civis em poupanças acima dos 50 mil cruzeiros.

A medida, proveniente do “Plano Collor”, ficou popularmente conhecida como confisco da poupança. Com ela, vários brasileiros passaram da classe alta de volta à classe média.

Denúncia de corrupção

Quando os ânimos da população já estavam demasiado inflamados, Pedro Collor de Mello, irmão do presidente, entregou à Revista Veja diversos documentos incriminando o próprio irmão. As denúncias de corrupção tornaram a situação toda insustentável, porém o presidente não foi logo deposto.

A população foi então às ruas, com os rostos pintados, dando origem a expressão caras-pintadas. Após a repercussão internacional do caso e frente um processo invencível, Fernando Collor de Mello renuncia a presidência do Brasil para não sofrer o impeachment.

119 Visualizações 2 Total

References:

Folha de São Paulo

119 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo