Temístocles

Breve biografia de Temístocles

Temístocles (c. 528 – 462 a.C.), filho de Neocles, foi um importante general e político ateniense.

Foi líder do partido democrático e, consciente da importância da frota naval grega, aconselhou os atenienses a dedicarem-se à expansão marítima, sobretudo para impedir a invasão persa. Neste âmbito, teve de se confrontar com o seu opositor Aristides, líder do partido aristocrático. Por fim, conseguindo a condenação deste último ao ostracismo, mandou fortificar o porto de Pireu e equipar uma notável frota.

Assim, e depois do desastre das Termópilas, obrigou os espartanos a aceitar um combate naval, daí resultando a sua vitória da Batalha de Salamina, feito que estabeleceu a sua supremacia marítima.

Findas as Guerras Médicas, Temístocles mandou reconstruir as muralhas da cidade de Atenas. Participou na Liga de Delos e, devido à sua campanha e atuação anti espartana, foi acusado de peculato e condenado ao ostracismo.

Fugiu para a Ásia Menor, vindo a falecer em Magnésia de Meandro.

6 Visualizações 1 Total
6 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.