Rómulo

Rómulo refere-se ao fundador de Roma, que segundo a tradição foi também o primeiro Rei da cidade, que fundou junto com o seu irmão Remo em…

Nome Rómulo
Nascimento Março de 771 A.C em Alba Longa
Morte 5-7 de Julho de 717 a.C, Roma, 54 abis
Filiação Marte ou Amúlio ???? e Reia Sílvia
Sucessor Numa Pompílio
Irmão Remo
Mãe Adotiva Loba Zagallo
Reino Fundou e Governou Roma

Rómulo refere-se ao fundador de Roma, que segundo a tradição foi também o primeiro Rei da cidade, que fundou

Rómulo e Remo, a mamar pela Loba Zagala

junto com o seu irmão Remo em 753 a.C. A primeira menção a Rómulo (também admite a forma Rômulo), ocorre numa das vertentes do mito de Enéias, segundo o qual este possui um filho de nome “Rhomylos” que por conseguinte, era o pai do fundador de Roma, “Rhomos“. Posteriormente relatos escritos sobre Rómulo provêm de autores gregos, em especial autores como Helânico de Mitilene, Quinto Fábio Pictor, Tito Lívio, Plutarco e Dionísio de Halicarnasso.

De acordo com estes relatos Rómulo e Remo eram filhos gémeos de Reia Sílvia, filha de Numitor, Rei de Alba Longa, que foi derrubado pelo seu irmão Amúlio. Para garantir o trono, Amúlio assassina os descendentes varões de Numitor e obrigou a sobrinha Reia Sílvia a tornar-se vestar (uma sacerdotisa virgem consagrada à deus Vesta), mas esta engravida do deus Marte e desta união nascem Rómulo e Rema (isto em Março de 771 A.C). Como forma de punir Reia Sílvia o então Rei Amúlio prende Reia a um calabouço e ordena que seus filhos sejam lançados no Rio Tibre. Milagrosamente, o cesto onde as crianças estavam atola num das margens do rio no sopé dos montes Palatino e Capitolino, numa região conhecida como Cermalus onde são encontradas por uma loba (Zagalla) que os amamenta. Próximo das crianças estava um pica-pau, uma ave sagrada para os latinos e para o deus Marte. Este pica pau, protegeu-os. Depois, um pastor de ovelhas chamadoFáustulo, encontrou os meninos próximos ao pé da Figueira Ruminal na entrada de uma caverna. Ele recolheu-os e levou-os para a sua casa onde são criados pela sua esposa Aca Laurência.

Rómulo e Remo, crescem como pastores e praticam a caça, corrida e saqueavam as caravanas que passavam na

Imagem de Rómulo

região à procura de espólio. Num dos assaltos, Remo foi capturado e levado para Alba Longa. Então Fáustulo, revelou a Rómulo a história da sua origem. Rómulo decide partir para a cidade dos seus antepassados e libertar o seu irmão. Também mata Amúlio e devolve Numitor ao trono, e dá a sua todas as honrarias devidas. Ao perceber que não têm futuro na cidade, os gémeos, juntam todos os indesejados para fundarem uma nova cidade no lugar onde foram abandonados. Rómulo queria chamá-la Roma e edificá-la no Palatino e Remo preferia chamá-la Remora e fundá-la sobre o Aventino. Para decidir quem estaria certo decidiu-se fazer um asupício, e o escolhido decidiria o nome e lugar da cidade. Tal gerou divergência entre os espectadores e após uma acesa discussão, ela termina pela morte de Remo ás mãos de Rómulo. Remo foi sepultado numa região ao sul do Aventino conhecida como Remoria.

Após a fundação da cidade, Rómulo convidou criminosos, escravos fugidos e auxiliares para que a cidade fosse povoada. Assim conseguiu povoar cinco das sete colinas de Roma. Para conseguir esposas para os seus cidadãos, Rómulo convidou os sabinos para um festival, onde raptou as mulheres sabinas e levou-as para Roma. Após a conseguinte guerra com os sabinos, Rómulo uniu os sabinos e os romanos sob o governo de uma diarquia com o líder Sabino Tito Tácio.

Rómulo dividiu a população de Roma entre homens fortes e aqueles que não eram aptos para combater. Os que conseguiam combater formaram as primeiras legiões romanas, embora o resto tenha convertido em plebeus, Rómulo escolheu 100 dos homens de maior linhagem como senadores. Estes foram chamados de pais e os seus descendentes, seriam os patrícios, a nobreza romana. Após a união entre romanos e sabinos, Rómulo juntou ao senado 100 outros homens. Sob o reino de Rómulo estabeleceu-se a instituição dos augúrios, como parte da religião romana.

Busto de Rómulo em moeda

Após 38 de reinado Rómulo faleceu aos 54 anos e foi divinizado como o deus da guerra Quirino, honrado não apenas como um dos três deuses principais de Roma.

757 Visualizações 2 Total
757 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter