Fórum

O Fórum era um dos edifícios principais da construção urbanística Romana. O conceito de Fórum perdurou até os nossos dias, com algumas das antigas funções e adaptações à vida contemporânea.

O urbanismo e desenvolvimento citadino eram fundamentais para a estruturação social e económica do Império Romano. Os Romanos estiveram na génese da organização da urbe tal como a conhecemos nos nossos dias. Apartamentos, sistemas de transporte de água, jardins, fontes públicas, serviços administrativos, forças de segurança citadinas, bombeiros, locais de convivo público, foram algumas das inovações criadas ou desenvolvidas no decorrer do Império que moldam o dia-a-dia quotidiano actual.

O Fórum Romano foi inspirado na Ágora, local de reuniões e debates políticos das antigas cidades gregas. O Fórum no Império Romano tinha uma função similar, servindo igualmente como mercado e centro citadino, a partir do qual a urbe romana desenvolvia-se.

O Fórum surgiu ainda no decurso da República Romana, mas atingiu o apogeu do seu desenvolvimento e implementação na época imperial. As obras públicas eram fundamentais para a constituição do legado de um Imperador, assim como as conquistadas imperiais a criação de infraestruturas imponentes marcava a acção política dos Imperadores.

Com a expansão territorial de Roma um pouco por toda a Europa, Médio Oriente e Norte de África, deu-se a introdução do estilo de vida romano nos territórios anexados, a fundação de cidades e renovação das existentes consistia numa das formas de romanizar os povos conquistados. Assim surgiram cidades que mimicavam a capital imperial Roma, o Fórum como parte centrar da urbe romana era essencial para a arquitectura citadina e difundiu-se por todos os espaços territoriais imperiais.

Sobreviveram inúmeros fóruns romanos ao teste do tempo, assim como a generalidade dos monumentos romanos, o maior exemplo é encontrado ainda nos nossos dias em Roma, o Fórum de Trajano, mandado edificar pelo Imperador com o mesmo nome como forma de celebrar a conquista da Dácia.

Fórum de Trajano

Fórum de Trajano

O Fórum encontrava-se no centro da urbe romana, tal como o resto da cidade era pavimentado, tinha um templo geralmente dedicado ao Deus Júpiter e um mercado com pesos e medidas de utilização pública, para que os cidadãos pudessem confirmar os valores dados pelos mercadores. As discussões, os debates, as reuniões e propaganda política eram feitas neste espaço.

Nos nossos dias é frequente encontrar centros culturais ou comerciais que denominam-se fóruns, algumas das funções do antigo Fórum romano encontram-se nestes edifícios contemporâneos, mas o equivalente na cidade actual, seria a Praça Central onde geralmente estão os serviços principais da mesma.

162 Visualizações 1 Total

References:

GRIMAL, P. ; A Civilização Romana, Edições 70, 2010.

162 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter