Citas

Breve história dos citas

Os citas foram um antigo povo nómada de origem iraquiana, que chegou à região da Cítia no século VII a. C.. Acredita-se que eram oriundos do sudoeste da Rússia.

Depois de terem vencido os Cimérios, alguns citas ocuparam a região a norte do mar Negro e outros penetraram na Mesopotâmia e na Síria, enquanto os restantes, por sua vez, avançaram através dos Cárpatos até ao Danúbio. Dividiram-se, depois, em tribos independentes, as quais eram governadas por monarcas. Prestavam culto ao deus dos combates, simbolizado por uma espada.

Estabelecendo um importante contacto com os gregos desde o século V a. C., foram significativas as influências de uns sobre os outros, embora a influência mesopotâmica nunca tenha desaparecido totalmente da arte dos citas.

Perseguidos pelos celtas no século III a. C., foram obrigados a deslocar-se para a região sul da Rússia, refugiando-se principalmente na zona da Crimeia e no Dobrudja.

Desapareceram da História durante o Império Romano.

7 Visualizações 1 Total
7 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.