Al Hakim (985-1021)

Quem foi Al Hakim: Al Hakim foi o sexto califa fatimida do Egipto, responsável pela ordem de destruição da Basílica do Santo Sepulcro em…

Quem foi Al Hakim

Al Hakim foi o sexto califa fatimida do Egipto, responsável pela ordem de destruição da Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém em 1006, episódio que viria a constituir o pretexto para a Primeira Cruzada.

Era filho do califa Al Aziz, tendo sido proclamado seu herdeiro em 993 na sequência da morte do seu irmão mais velho Muhammad. No ano de 996, com apenas onze anos, sucede ao seu pai no trono adoptando o nome de Al Hakim Bi Amr Allah, que significa “aquele que governa pela ordem de Deus”.

Em 1005 al-Hakim institui a “Casa da Sabedoria” (Bait al-Hikma) cujo principal objectivo era o de difundir o islão ismailita pelo mundo muçulmano, apesar de estar aberta a qualquer pessoa. No ano seguinte ordena a destruição da Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém, decisão que lhe valeu a revolta de todo o mundo cristão.

Morre na noite de 13 de Fevereiro de 1021 em circunstâncias desconhecidas numa colina próximo da cidade do Cairo para onde se tinha retirado para meditar.

156 Visualizações 2 Total
156 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo