Abisague (Personagem Bíblica)

Quem foi Abisague: Abisague, ou Abisag, (do hebraico אבישג (Avishag), que significa ‘o meu pai é um viajante’) é uma personagem da Bíblia, natural de Sunam, sendo…

Quem foi Abisague

Abisague, ou Abisag, (do hebraico אבישג (Avishag), que significa ‘o meu pai é um viajante’) é uma personagem da Bíblia, natural de Sunam, sendo relatada no Primeiro Livro dos Reis.Abisague

Numa altura em que o rei David ia já numa idade avançada, foi sugerido que se procurasse uma jovem solteira que lhe desse assistência e o aquecesse em seus braços. Depois de procurarem por todo o reino, a escolhida foi Abisague, uma jovem muito bela natural de Sunam, cidade localizada a Norte de Jezreel. A bela jovem deitava-se a seu lado, mas não chegaram a ter relações, uma referência talvez colocada com o objetivo de destacar a moralidade do rei pois, como sua concubina, ele teria todo o direito de ter relações sexuais com ela.

De acordo com as regras do país, era comum que as concubinas do rei ficassem para o seu descendente. Visto que ela estava entre as concubinas de David, com a morte deste ela passaria a ser uma das concubinas de seu filho Salomão, dado que ele tinha sido entronizado com David ainda vivo. Contudo, Adonias, irmão mais velho de Salomão, manifestou interesse em casar com Abisague quando o pai de ambos, David, ainda estava vivo. Salomão teria entendido este interesse, não como um interesse genuíno relacionado com a beleza da jovem, mas antes como um prelúdio para uma exigência sobre o próprio reino, dado que Adonias tinha sido preterido pelo próprio pai. Tal entendimento levou Salomão a revogar o perdão incondicional que tinha concedido ao seu irmão mais velho aquando da sua subida ao trono e a dar ordem para que fosse executado.

Depois deste episódio não existe mais nenhuma outra referência a Abisague, sendo provável que ela se tivesse mantido como uma das muitas esposas e concubinas de Salomão (que de acordo com os relatos bíblicos foram cerca de 1000 entre esposas e concubinas).

5991 Visualizações 2 Total
5991 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.