Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

2010 – Efemérides / Acontecimentos Históricos Mundiais

Principais efemérides e acontecimentos históricos ocorridos no ano de 2010 (política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos neste ano, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais.

…♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

Destaques do ano: Mundial de Futebol, Terramoto do Haiti, Vulcão na Islândia

História Política:

06/Mai: Eleições legislativas no Reino Unido dão a vitória ao Partido Conservador e elegem David Cameron primeiro-ministro.

17/Dez: O Tunisino Mohamed Bouazizi lança fogo sobre si próprio em protesto contra o impedimento em fazer venda ambulante. Este acto de desespero, que o levaria à morte alguns dias depois, viria a ser o rastilho para os protestos da população e que viriam a ficar conhecidos por Revolução Jasmim e que levaram à queda do presidente da Tunísia, Ben Ali em 14 de Janeiro do ano seguinte.

História Militar:

  • [Ainda sem acontecimentos militares relevantes registados]

Religião:

17/out: O Papa Bento XVI realiza a canonização da freira católica Mary MacKillop, tornando-se assim na primeira santa australiana.

Economia, Empresas e Negócios:

02/Mai: Os países do ‘Eurogrupo’ aprovam um crédito de 110 mil milhões de euros, cofinanciado pelo FMI, para ajudar a Grécia durante um período de 3 anos.

03/mai: A companhias aéreas norte-americanas Continental Airlines e United Airlines anunciam a sua fusão, criando assim a terceira maior companhia aérea do mundo.

10/Mai: A União Europeia aprova um plano de resgate que inclui um mecanismo inédito de 750 mil milhões de Euros para apoiar países membros do Euro em dificuldades.

28/Nov: A União Europeia e o FMI concedem à Irlanda um empréstimo de 85 mil milhões de euros, 15 mil milhões dos quais destinados a apoiar a sector financeiro.

Ciência e Tecnologia:

28/Jan: Steve Jobs, CEO da Apple apresenta o iPad, um computador portátil com ecrã táctil para navegar na Internet, ler e enviar emails, visualizar fotos, ver vídeos, ouvir música, jogar, ler e-books, etc.

11/fev: É efetuado o lançamento da Solar Dynamics Observatory (SDO), uma sonda da NASA que tem como objetivo estudar os processos solares e a forma como afetam a vida na Terra.

15/fev: Cientistas do Laboratório Nacional de Brookhaven, localizado em Upton nos Estados Unidos, obtiveram por alguns milésimos de segundos a temperatura de 4 biliões de graus celsius, a maior temperatura obtida na história.

20/fev: A IUPAC, aprova oficialmente a designação do elemento 112 da tabela periódica como copernício.

21/abr: A NASA divulga imagens inéditas e espetaculares da superfície do Sol enviadas pela sonda Solar Dynamics Observatory (SDO).

21/mai: O Japão, lança a sonda IKAROS para estudar Vénus, sendo a primeira sonda a testar com sucesso a tecnologia de vela solar no espaço inter-planetário.

Artes, Cultura e Entretenimento:

07/mar: Realiza-se em Los Angeles a 82ª cerimónia de entrega do Oscar Academy Awards com Spotlight de Kathryn Bigelow a vencer na categoria de melhor filme.

23/mai: O filme tailandês Lung Boonmee raluek chat, do cineasta Apichatpong Weerasethakul, vence a Palma de Ouro no 63º Festival de Cannes.

Desporto:

22/Mai: O Inter de Milão, comandado pelo português José Mourinho, vence o Bayern de Munique na final da Taça dos Campeões Europeus.

11/Jun: Inicia-se o Mundial de Futebol na África do Sul, o primeiro a ser realizado no continente africano.

11/Jul: A Espanha vence pela primeira vez um Campeonato do Mundo de Futebol (realizado na África do Sul) tendo derrotado a selecção dos Países Baixos por 1-0 após prolongamento.

18/dez: O Inter de Milão vence o Mundial de Clubes de Futebol derrotando na final o TP Mazembe por 3-0.

Acidentes, Catástrofes e Atentados:

01/jan: Fortes chuvas provocam e enchentes e desmoronamentos fazendo 53 vítimas mortais em Angra dos Reis no Brasil e destruindo valioso património histórico em São Luís do Paraitinga.

12/Jan: Um terramoto com magnitude de 7.3 atinge o Haiti provocando, de acordo com as últimas estimativas, mais de 316 mil mortos, a maioria dos quais na capital do país Port au Prince, sendo considerado como uma das maiores catástrofes de sempre.

25/jan: Um avião da Ethiopian Airlines, que fazia o percurso de Beirute, Líbano, para Addis Abeba, Etiópia, cai no Mar Mediterrâneo matando todos os seus 90 passageiros.

27/Fev: Terramoto no Chile com magnitude de 8.8 na escala de Richter provocou 800 mortes, milhares de feridos e desalojados.

28/Fev: Forte tempestade , denominada tempestade ‘Xynthia’, atinge a Europa causando inundações e mortes em vários países europeus.

08/Mar: Terramoto na Turquia com magnitude 6 na escala de Richter provoca 57 mortos e dezenas de feridos.

29/Mar: Um duplo ataque suicida em hora de ponta ocorrido no metro Moscovo matou 38 pessoas e provocou centenas de feridos.

10/Abr: Acidente aéreo na Rússia  provoca a morte do presidente da Polónia, Lech Kaczynski, e de outras 88 pessoas que viajavam no mesmo avião.

14/Abr: Sismo na China com magnitude 7,1 na escala de Richter na provínicia de Qinghai na China, provoca 2 mil mortos e mais de 10 mil feridos.

20/abr: Uma explosão numa plataforma petrolífera da BP no Golfo do México origina um dos maiores desastres ambientais da história dos Estados Unidos.

12/mai: Um avião da companhia líbia Afriqiyah Airways cai pouco antes de pousar no Aeroporto Internacional de Trípoli, na Líbia, matando 103 das 104 pessoas que estavam a bordo.

22/mai: Um avião da Air India Express sai da pista e explode no aeroporto de Mangalore, na Índia, matando 158 dos 166 passageiros que estavam a bordo.

26/Jul: Pânico no acesso ao recinto onde decorreria o festival Love Parade, em Duisburgo, a Oeste da Alemanha, provoca 19 mortes e 342 feridos.

03/Ago: Cheias e inundações no Paquistão provocam cerca de 1.400 mortos mortes e afectam 3 milhões de pessoas.

22/Ago: Cheias e inundações na China provocam cerca de 2.500 mortos e 94 mil desalojados.

25/out: O vulcão indonésio Merapi entra em erupção levando à evacuação de 14 mil pessoas e fazendo 304 vítimas mortais.

Outros Acontecimentos:

04/jan: É inaugurado o Burj Khalifa, maior edifício do mundo com 828 metros de altura, localizado no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

01/mai: Tem início a Expo 2010 em Xangai, na China, estando presentes no evento 190 países e mais de 50 organizações internacionais.

15/Abr: Erupção de um vulcão na Islândia liberta uma enorme nuvem de cinzas, causando o caos no tráfego aéreo, e enormes prejuízos sobretudo na Europa.

22/Abr: Uma explosão numa plataforma de petróleo da BP causa uma gigantesca maré negra na costa da Florida e Luisiana, nos EUA, e mata 22 trabalhadores.

05/ago: Um acidente numa mina no Chile deixa presos 33 mineiros, a 688 metros de profundidade, dando origem a uma operação de resgate sem precedentes e que culminaria com o salvamento de todos os mineiros no dia 13 de outubro.

08/Out: Atribuição do Prémio Nobel da Paz 2010 ao activista dos direitos humanos chinês Liu Xiaobo.

13/out: São resgatados os 33 mineiros presos numa mina do Chile, a 688 metros de profundidade, desde o dia 05 de agosto.

Nascimentos:

  • [Ainda sem nascimentos de personalidades relevantes registados]

Falecimentos:

25/jan: O iraquiano Ali Hassam al-Majid, conhecido como ‘Ali, o Químico’, foi executado por enforcamento depois de ter sido condenado por crimes cometidos durante o regime liderado por Sadam Hussein.

11/Fev: Suicida-se por enforcamento Alexander McQueen um dos mais célebres estilistas e designers de moda do séc. XX.

 …♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

Efemérides do Século XXI no Mundo
 | ← 2005 | ← 2006 | ← 2007 | ← 2008 | ← 2009 | ←.→ | 2011 → | 2012 → | 2013 → | 2014 → | 2015 → |
Efemérides em 2010 noutros países
Bandeira-PT Bandeira-BR Bandeira-AO Bandeira-MZ
3410 Visualizações 1 Total
3410 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.