1984 – Efemérides / Acontecimentos Históricos em Portugal

Principais efemérides e acontecimentos históricos ocorridos no ano de 1984 (política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

Desporto:

  • 02/jul: Fernando Mamede bate o recorde mundial dos 10 mil metros no Estádio Olímpico de Estocolmo com o tempo de 27.13,81 minutos. Nessa mesma prova, Carlos Lopes fica na segunda posição com o tempo de 27.17,48 minutos, tempo também inferior ao anterior recorde mundial.
  • 12/ago: Carlos Lopes vence a Maratona nos Jogos Olímpicos de Los Angeles com o tempo de 2h9m21s, tempo este que viria a ser record olímpico até aos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008; foi a primeira medalha de ouro obtida por Portugal em Jogos Olímpicos.

Falecimentos:

  • 18/jan: Morre Ary dos Santos, grande poeta e declamador português, escreveu centenas de poemas para canções e gravou inúmeros discos.
  • 10/mai: Morre o grande ciclista português Joaquim Agostinho, 10 dias depois de ter chocado com um cão quando liderava a Volta ao Algarve, tendo batido violentamente com a cabeça no chão.
  • 13/jun: Morre o cantor e compositor António Joaquim Rodrigues Ribeiro, mais conhecido por António Variações. Intérprete com uma voz e expressão corporal inconfundíveis ficou especialmente conhecido pela sua composição ‘É p’ra amanhã’.
189 Visualizações 2 Total
189 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter