Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

 

Associação de Tenistas Profissionais (ATP)

A Associação de Tenistas Profissionais é o organismo que tutela as competições internacionais de ténis masculino, tal como a WTA faz para o feminino.

A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) é o organismo que tutela as competições internacionais de ténis masculino, tal como a WTA faz para o feminino.

atp world tour associação tenistas profissionais

ORIGEM DA ASSOCIAÇÃO DE TENISTAS PROFISSIONAIS (ATP)

A partir do momento em que a Era Open chegou ao fim, em 1968, surgiram importantes modificações em todas as estruturas do Ténis. Em 1970, os principais torneios no Mundo juntaram-se para criar um circuito, o que serviria de antecâmara para a criação da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Foram os principais tenistas profissionais de então que se juntaram para fundar a ATP, em 1972, nas vésperas do Open dos Estados Unidos, de forma a defender os interesses dos tenistas. Uma das primeiras medidas e mais importantes foi a criação de um ranking que estabelecesse uma hierarquia para definir uma entrada justa dos atletas nos torneios, tal como acontece nos dias de hoje. Desde então, o circuito masculino teve importantes mudanças e desenvolvimentos como a criação de um circuito único, a partir de 1990, numa ideia gizada dois anos antes pelos principais tenistas e apoiada pelos organizadores dos principais torneios. Actualmente, este circuito é conhecido como ATP World Tour.

CATEGORIAS DOS TORNEIOS DA ASSOCIAÇÃO DE TENISTAS PROFISSIONAIS (ATP)

    1. Torneios Grand Slam (4)
    2. Campeonato final de época ATP (1)
    3. ATP World Tour Masters 1000 (9)
    4. ATP World Tour 500 Series (13)
    5. ATP World Tour 250 Series (41)
    6. ATP Challenger Tour (159)

Existe mais torneios de ténis masculino de categorias mais baixas da organização da Federação Internacional do Ténis e que não estão presentes neste esquema, ou de outros, como a Davis Cup ou os Jogos Olímpicos. Na verdade, os Grand Slam não fazem parte da organização da ATP, contudo, aparecem nesta lista para que se perceba a hierarquia. Os números a parêntesis são o número de torneios presentes em cada categoria.

atp world tour associação tenistas profissionais

RANKING ATP DA ASSOCIAÇÃO DE TENISTAS PROFISSIONAIS

O ranking ATP está definido para estabelecer uma hierarquia entre todos os tenistas profissionais e que serve para depois premiar os melhores atletas e definir uma ordem nos sorteios de cada torneio. O ranking da Associação de Tenistas Profissionais é estabelecido com a pontuação obtida em cada torneio nas últimas 52 semanas. Por esse motivo, é um ranking que permite muitas mudanças a cada torneio, sobretudo, depois dos Grand Slam. Os Torneios de Grand Slam são os que atribuem maior pontuação no Ranking ATP seguido do Campeonato do Final de Época e os restantes torneios, mediante a sua categoria. Entram para a contabilidade do Ranking, os pontos alcançados nos Grand Slam, no Campeonato final de época, em 8 dos torneios de Masters 1000 e nos 6 melhores resultados conseguidos nos restantes torneios.

93 Visualizações 1 Total
93 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo