Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

 

Associação de Ténis Feminino (WTA)

A Associação de Ténis Feminino (WTA) é o organismo que tutela as competições internacionais de ténis feminino, tal como o ATP faz para o masculino.

A Associação de Ténis Feminino (WTA) é o organismo que tutela as competições internacionais de ténis feminino, tal como o ATP faz para o masculino.

ORIGEM DA ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS FEMININO (WTA)

Pode-se dizer que a Associação de Ténis Feminino (WTA) surgiu como resposta à criação da Associação de Tenistas Profissionais e da discriminação no que toca aos prémios de cada torneio. Quando a partir de 1968, os principais torneios de Grand Slam decidiram apenas aceitar tenistas profissionais, a tabela de prémios para o quadro feminino era substancialmente inferior ao do quadro masculino. Em 1970, criou-se o Circuito Virginia Slims que serviu de contexto para o que viria a seguir. Era um conjunto de torneios com base nos Estados Unidos em que estavam presentes 9 das melhores tenistas femininas. 3 anos depois, uma das maiores lendas do ténis feminino, Billie Jean King, decidiu fundar a Associação de Ténis Feminino (WTA) na cidade de Londres em vésperas do Torneio de Wimbledon.

 associação tenis feminino wta

Billie Jean King, a fundadora do WTA

PRÉMIOS MONETÁRIOS DA ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS FEMININO (WTA)

A Associação de Ténis Feminino teve o seu principal impulsionador no crescimento e expansão da associação através da tabaqueira Philip Morris e da Virginia Slims que serviram de base durante os primeiros anos, ainda antes mesmo da criação da WTA, tal como conhecemos hoje. Entre 1970 e 1978 e os anos de 1983 e 1994, a Associação de Ténis Feminino e a sua embrionária foram patrocinadas pela Virginia Slims. Ainda assim, o que fez crescer os prémios monetários do circuito da Associação de Ténis Feminino, foi o acordo sobre os direitos televisivos desde 1975. No ano de 1979, o prémio monetário dos Campeonatos de final de época chegou aos 100.000 dólares e no ano seguinte, os 47 torneios que compunham o WTA, ofereciam mais de 7 milhões de dólares em prémios monetários. Se em 1976, Chris Evert foi a primeira a ultrapassar o milhão de dólares ganho na carreira, Martina Navratilova foi a primeira a ganhar 1 milhão de dólares numa só temporada, em 1982. Navratilova conseguiu o feito, dois anos mais tarde, de ganhar mais que o número 1 masculino na altura, John McEnroe. Chegou aos 10 milhões de dólares de prémios na sua carreira, em 1986. Monica Seles repete o mesmo feito de Navratilova e em 91 e 92, ganha mais que o líder masculino nos prémios monetários. Em 1997, Martina Hingis torna-se a mais rápida a alcançar a fasquia do 1 milhão de dólares. Desde 2007 para cá, os prémios monetários dos Grand Slam são iguais para homens e mulheres. Em 2010, os prémios monetários dos torneios WTA ascendiam a mais de 85 milhões de dólares. Actualmente, rondará os 120 milhões de dólares.

 associação tenis feminino wta

CATEGORIAS DOS TORNEIOS DA ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS FEMININO (WTA)

    1. Torneios Grand Slam (4)
    2. Campeonato final de época WTA (1)
    3. Torneios WTA
      1. Premier Mandatory (4)
      2. Premier 5 (5)
      3. Premier 700 (12)
      4. Internacional (31)
      5. WTA 125K Series (11)

Existe mais torneios de ténis feminino de categorias mais baixas da organização da Federação Internacional do Ténis e que não estão presentes neste esquema. Os números a parêntesis são o número de torneios presentes em cada categoria.

RANKING WTA DA ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS FEMININO

O ranking WTA está definido para estabelecer uma hierarquia entre todas as tenistas profissionais e que serve para depois premiar as melhores atletas e definir uma ordem nos sorteios de cada torneio. O ranking WTA é estabelecido com a pontuação obtida em cada torneio nas últimas 52 semanas. Por esse motivo, é um ranking que permite muitas mudanças a cada torneio, sobretudo, depois dos Grand Slam. Os Torneios de Grand Slam são os que atribuem maior pontuação no Ranking WTA seguida do Campeonato do Final de Época (WTA Finals) e os restantes torneios, mediante a sua categoria. Para as melhores 20 melhores tenistas, contam apenas os resultados alcançados nos torneios Grand Slam, Campeonato Final de época, Premier Mandatory e os 2 melhores resultados atingidos em torneios do Premier 5.

97 Visualizações 1 Total
97 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo