Hóquei em Patins

Definição de Hóquei em patins como desporto coletivo que se joga num ringue com 5 jogadores de cada equipa num jogo com duração de 50 minutos e onde os jogadores se servem de patins e de um stick para conduzir uma bola e marcar golo na baliza do adversário

Hóquei em patins é um desporto coletivo que se joga num ringue e onde os jogadores se servem de patins e de um stick para conduzir uma bola e marcar golo na baliza do adversário

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Hóquei em Patins é um desporto de carácter coletivo que se joga num ringue, vulgarmente chamado de campo, noutras modalidades, em que os jogadores rolam sobre patins e usam um stick para conduzir a bola e a introduzir na baliza do adversário para assim marcar golo. Atualmente a modalidade de hóquei em patins é praticada em cerca de 30 países e tem como principais potências Portugal, Espanha, Itália e Argentina que são os países que atualmente detêm um maior número de títulos europeus e mundiais no hóquei em patins. Está, no entanto, a desenvolver a olhos vistos em países como a França, a Suíça, o Brasil, Angola, Moçambique, Estados Unidos e na China, através da província portuguesa de Macau. Nos dias de hoje o hóquei em patins não é uma modalidade que esteja presente nos jogos olímpicos talvez por estar concentrada apenas em alguns países e não tendo, ainda, grande influência a nível mundial nem se pratique em muitos países, no entanto, hóquei em patins já marcou presença nos Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona. Ao que tudo indica o hóquei em patins teve origens já na altura da antiguidade pré-clássica e a divulgação do primeiro patim de rodas é atribuída a Joseph Merlin e a modalidade começou a ganhar mais notoriedade em Portugal depois de em 1947 o país ter vencido os terceiros campeonatos da Europa que se realizaram em Lisboa. A população rendeu-se à modalidade e passou a ser considerada uma modalidade nacional de grande relevância. A Federação Portuguesa de Patinagem foi fundada em 1933 e nos anos 30/40 já se praticava hóquei nos concelhos de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Vinhais, Espinho, Cantanhede, Fornos de Algodres e em Sesimbra.

Regras do jogo

O hóquei em patins é jogado por cinco jogadores: quatro em campo e um guarda-redes. O equipamento é composto por patins – cada um com quatro rodas, travão, chassi e bota -, stick (feito em madeira e pode variar entre os 90 centímetros e 1,15 metros não podendo exceder os 500 gramas) e bola, fabricada em cortiça prensada e borracha vulcanizada tendo um peso de 155 gramas. Como equipamento de proteção são usadas caneleiras, joelheiras, coquilha e luvas e no caso dos guarda-redes proteção de coxa, máscara para a cabeça e cotoveleiras. Um jogo de hóquei em patins consiste em duas parte de 25 minutos cada uma sendo de 20 minutos cada uma em torneios de jogos em dias consecutivos. Nesses 25 ou 20 minutos as duas equipas tentam marcar o maior número de golos possíveis. É considerado golo quando a bola, que só pode ser tocada com o stick, atravessa totalmente a linha de golo da baliza adversária. Os jogadores, com exceção do guarda-redes, só podem jogar a bola com o stick e a mesma não pode atingir uma altura superior a 1,5 metros exceto quando o guarda-redes está na sua área de penalti ou quando a bola é alvo de ressalto, baliza ou tabelas. Tal como os jogadores também o guarda-redes deve apoiar-se em patins mas pode, ao contrário dos restantes jogadores, enquanto estiver na sua área de penalti, ajoelhar-se, sentar-se, deitar-se ou rastejar e defender a bola com qualquer parte do seu corpo ou equipamento.

Assim que uma das equipas recuperar a posse de bola tem 10 segundos para passar para a zona ofensiva da pista e 45 minutos para rematar na direção da baliza. Durante este tempo, se a bola reentrar na área defensiva, a equipa dispõe de 5 segundos para voltar a colocar na meia-pista ofensiva. Em caso de infração a posse de bola passará para a equipa adversária.

Ringue

É uma pista retangular, de superfície plana e lisa, construída num material que permita uma boa utilização (aderência e deslizamento) dos patins. Geralmente os ringues são de madeira e são construídos em pavilhões cobertos onde se pratica a modalidade. As dimensões podem variar entre 34 metros de comprimento por 17 metros de largura e os 44 metros de comprimento por 22 de largura no mínimo e no máximo, respetivamente.  O perímetro do ringue é delimitado por uma vedação fechada com 1 metro de altura e os cantos são arredondados em formato semi circular.

Marcações

– Área de Grande Penalidade ou Área da Baliza: De forma retangular e marcada em cada meia-pista, a área de grande penalidade ou área de baliza está delimitada por quatro linhas de 9 metros por 5,40 metros

– Zona de proteção dos guarda-redes: Semicírculo – o qual é demarcado a partir do seu centro, que está situado a meio da linha de golo da respetiva baliza – e vai de poste a poste.

– Marca de Grande Penalidade ou Penálti: Situa-se a meio da linha de área mais próxima do meio da pista a uma distância de 5,40 metros do centro da linha de golo, no seu alinhamento perpendicular.

– Marca de Livre direto: Marca em cada uma das meias-pistas, a uma distância de 7,40 metros e do centro da linha de golo, no seu alinhamento perpendicular.

– Linha divisória de meia-pista.

– Círculo central da pista.

– Marca para início e reinício do jogo.

Infrações de jogo

Os árbitros principais devem interromper o jogo para marcação de uma falta, excetuando as situações em que tenham de aplicar a “lei da vantagem”. As infrações englobam o não cumprimento das regras do jogo como jogar a bola intencionalmente com o patim e são sancionadas com um livre direto ou seja, são contabilizadas e quando atingirem as 10 faltas a equipa é punida com marcação de um livre direto. Após a 10ª falta a equipa será novamente punida sempre que for advertida com mais 5 faltas. Existem ainda sanções com cartões:

– Cartão azul – A amostragem do Cartão azul, regra geral, tem como consequência a marcação de um livre direto (ou penálti caso a falta seja cometida na área) contra a equipa do infrator. A suspensão temporária do jogo por 2 minutos por faltas graves ou interrupção de uma jogada de contra-ataque com potencial para golo. São 2 minutos de jogo com a equipa em inferioridade numérica (situação designada de power-play), salvo se a sua equipa sofrer um golo contrário, podendo entrar um jogador que não o jogador expulso. Findo o período de 2 minutos, o jogador poderá voltar a ser utilizado sem restrições.

– Cartão vermelho – A expulsão definitiva do jogo por faltas muitos graves que englobam os atos muito graves de indisciplina e por acumulação de cartões azuis (total de 3) de que possam resultar violência ou danos graves noutros jogadores. O jogador sancionado não poderá voltar a participar no jogo e a sua equipa jogará em inferioridade numérica durante 4 minutos de maneira semelhante ao ocorrido na amostragem do cartão azul, incluindo a sanção técnica de livre direto ou penálti.

 

Livre direto e grande penalidade/penálti

Os jogadores que não têm intervenção na execução ou na defesa do livre ou do penálti têm que se colocar na outra meia pista oposta à da marcação, dentro da área de penálti e só lhes é permitido movimentar-se quando a bola tiver sido tocada pelo jogador que executa o livre ou o penálti. O tempo da execução não pode exceder os 5 segundos em ambas as execuções.

 

Golpe Duplo

Acontece a situação de golpe duplo quando a acontece bola presa nas redes da baliza no lado de fora, bola presa pelo guarda-redes sendo que não existe intenção de prender a bola, falta simultânea de jogadores de ambas as equipas na disputa de um lance.

Desconto de Tempo ou Time-Out

É um tempo que cada treinador pode solicitar com a duração de 1 minuto em cada uma das partes do jogo, dentro do tempo regulamentar de jogo. No prolongamento de um jogo não podem ser concedidos descontos de tempo ou time-out, termo inglês.

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