Federação de Patinagem de Portugal

A Federação de Patinagem de Portugal (FPP) é a organização responsável pela regulamentação de várias modalidades no meio da patinagem em Portugal.

A Federação de Patinagem de Portugal (FPP) é a organização que orienta e regulamenta as competições de hóquei em patins, patinagem artística, patinagem de velocidade, hóquei em linha e skate, em Portugal

Federação de Patinagem de Portugal

A Federação de Patinagem de Portugal (FPP) é a federação responsável por orientar e regulamentar as competições das modalidades de hóquei em patins, patinagem artística, patinagem de velocidade, hóquei em linha e skate, em Portugal. É ainda responsável por todas as seleções nacionais das modalidades acima indicadas quer seja masculina ou feminina. Em Hóquei em Patins, a Federação de Patinagem de Portugal (FPP) organiza o Campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça de Portugal – Supertaça António Livramento. Bem como alguns torneios realizados regularmente na pré-época ou mesmo durante a temporada. Em Patinagem Artística a Federação de Patinagem de Portugal (FPP) é responsável pelas vertentes Individuais que incluem as Figuras Obrigatórias, a Patinagem Livre e Solo Dance, a vertente de Pares Artísticos que inclui a Patinagem Livre, a vertente de Pares de Dança que inclui Danças Obrigatórias, Dança Original e Dança Livre e a vertente de Show e Precisão que é realizada por grupos e atletas, quartetos, grupos pequenos – entre seis e doze elementos – e grupos grandes – com dezasseis ou mais elementos.

A Federação de Patinagem de Portugal (FPP) foi fundada em agosto de 1933 e o seu primeiro presidente foi Gaudêncio Costa, que além de presidir a Federação de Patinagem de Portugal (FPP) foi ainda presidente da Federação Internacional de Roller Skating e Presidente do Comité Olímpico de Portugal. Foi ainda jogador de Hóquei em Campo e Hóquei em Patins pelo Sporting Clube de Portugal e tornou-se árbitro internacional e presidente da primeira comissão nacional de árbitros. Atualmente o presidente da Federação de Patinagem de Portugal (FPP) é Fernando Claro que em 2016 foi reeleito para o quarto mandato na federação, estando na presidência desde o ano de 2003 e este último mandato irá acabar no ano de 2020.

A Federação de Patinagem de Portugal (FPP) está filiada na FIRS – Fédération Internationale Roller Sports / Federação Internacional de Desportos sobre Patins, na CIRH que é o Comité Internacional de Hóquei em Patins e na CERH – Comité Européen de Rink-Hockey / Comité Europeu de Hóquei em Patins que é o comité encarregado de organizar ao nível dos clubes provas como a Liga Europeia de Hóquei em Patins e a Taça CERS. Cabe-lhe também organizar e regulamentar a seleção portuguesa de hóquei em patins masculino cujo selecionador é o português Luís Sénica. A Seleção Portuguesa de Hóquei em Patins representa Portugal em campeonatos internacionais e o capitão atual é o jogador João Rodrigues do Sport Lisboa e Benfica.

A Seleção Portuguesa de Hóquei em Patins masculino já ganhou quinze títulos no campeonato mundial tendo sido o último em 2003, vinte e um títulos no campeonato europeu de hóquei em patins sendo a última vitória em 2016, dezoito Taças das Nações, onde a última vitória foi no ano de 2015 e arrecadou quatro títulos de Jogos Mundiais, o último em 2001. Atualmente a seleção é composta pelos guarda-redes Ângelo Girão, do Sporting Clube de Portugal, Nelson Filipe, do Futebol Clube do Porto e Pedro Henriques do Sport Lisboa e Benfica e tem como jogadores de campo Diogo Rafael, do Sport Lisboa e Benfica, Gonçalo Alves, do Futebol Clube do Porto, Hélder Nunes, também do Futebol Clube do Porto, Henrique Magalhães do Sporting Clube de Portugal, João Rodrigues, jogador do Sport Lisboa e Benfica e capitão da seleção portuguesa, Rafa Costa do Futebol Clube do Porto, Ricardo Barreiros da União Desportiva Oliveirense e Reinaldo Ventura do Óquei Clube de Barcelos.

A Seleção Portuguesa de Hóquei em Patins Feminino também já conseguiu vários títulos, à semelhança da seleção masculina tais como três campeonatos europeus sendo que o último ganho foi em 2001, já ficou em segundo lugar no campeonato mundial por quatro vezes, em terceiro lugar por uma vez e em quarto lugar por quatro vezes, a última em 2012. No campeonato europeu, além das três vitórias, a seleção feminina conseguiu arrecadar o segundo lugar por quatro vezes, a última em 2015, o terceiro lugar por duas vezes e o quarto lugar por duas vezes.

A sede da Federação de Patinagem de Portugal (FPP) é na Avenida Almirante Gago Coutinho número 114, 1950-037 em Lisboa.

288 Visualizações 1 Total
288 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo