CERH – Comité Europeu de Hóquei em Patins

Apresentação do CERH – Comité Europeu de Hóquei em Patins que regula e organiza as competições europeias da modalidade de hóquei em patins

O CERH – Comité Europeu de Hóquei em Patins é o principal organismo europeu regulador da modalidade de hóquei em patins

CERH - comité europeu de hóquei em patins

O CERH – Comité Europeu de Hóquei em Patins é o Comité Européen de Rink-Hockey, ou seja, é o principal organismo de poder europeu que regula as competições europeias da modalidade de hóquei em patins. O CERH – Comité Europeu de Hóquei em Patins está encarregue de organizar, regular e publicitar ao nível dos clubes provas europeias como a Liga Europeia de Hóquei em Patins – A Liga Europeia de Hóquei em Patins é a competição europeia mais importante que se realiza entre clubes da modalidade de hóquei em patins. A primeira edição aconteceu no ano de 1966 e realiza-se todos os anos, uma vez por ano. Na última edição, na época dos anos 2016 e 2017 o vencedor foi o Reus Deportiu, um clube espanhol. – e a Taça CERS. A Taça CERS é uma competição europeia que é disputada entre clubes da modalidade de hóquei em patins que acontece desde a época dos anos 1980 e 1981; Nesta competição participam as equipas mais bem classificadas nos campeonatos nacionais do seu país que não se tenham apurado para a Liga Europeia de Hóquei em Patins. O atual detentor do título é o Óquei Clube de Barcelos, equipa portuguesa, que ganhou a Taça CERS na época dos anos 2016 e 2017.

Além das competições europeias disputadas entre clubes, o CERH – Comité Europeu de Hóquei em Patins está também responsável por organizar todas as competições europeias entre seleções do continente europeu, como é o caso do Campeonato Europeu de Hóquei em Patins. O CERH – Comité Europeu de Hóquei em Patins foi fundado no ano de 1976 e está filiado com a World Skate. É um comité de tipologia desportiva com sede na cidade de Lisboa, Portugal cujo presidente é Fernando Graça e o secretário-geral é Ricardo Oliveira. Fazem parte do CERH – Comité Europeu de Hóquei em Patins vinte e quatro federações.

Competições organizadas e reguladas pelo CERH – Comité Europeu de Hóquei em Patins

Competições entre clubes

Liga Europeia de Hóquei em Patins

Competição liderada pelo FC Barcelona – Hóquei em Patins, um clube espanhol com vinte e um títulos. Em segundo lugar está o Reus Deportiu – Hóquei em Patins, um clube espanhol com oito títulos.

Taça CERS

Competição liderada pelo HR Novara, um clube italiano que possuí três vitórias na competição. Segue-se o Hockey Clube Liceo da Coruña, um clube de Espanha também com três vitórias. Ainda com três títulos na Taça CERS encontra-se o clube português Óquei Clube de Barcelos com três vitórias, sendo o atual detentor do título.

Taça Europeia Feminina de Hóquei em Patins

Competição liderada pelo clube espanhol CP Voltregà com cinco títulos seguido do Biesca Gijón HC também um clube espanhol com quatro títulos.

Taça Continental de Hóquei em Patins

Competição onde lidera o FC Barcelona – Hóquei em Patins com dezassete títulos seguido do Hockey Club Liceo da Coruña com seis. Em terceiro lugar o Igualada HC, também de Espanha com cinco vitórias seguido do Sport Lisboa e Benfica – Hóquei em Patins, de Portugal, com três títulos.

Torneio Cidade de Vigo

O último clube a ganhar o torneio foi o Sport Lisboa e Benfica – Hóquei em Patins, um clube português que saiu vitorioso no ano de 2008.

Competições das seleções

Campeonato Europeu de Séniores

Campeonato Europeu de Juniores (categoria de sub-20)

Campeonato Europeu de Juvenis (categoria de sub-17)

Campeonato Europeu Feminino de Séniores

Campeonato Europeu de Juniores Femininos (categoria de sub-20)

Campeonato Europeu de Juvenis Femininos (categoria de sub-17)

Taça Latina de Hóquei em Patins

Esta competição já conta com vinte e oito edições, realiza-se desde a época dos anos 1956/57 e o atual vencedor é a Seleção Portuguesa de Hóquei em Patins, de Portugal, que ganhou a edição vinte e oito, no ano de 2016, em Follónica, Itália. Portugal é o país com mais conquistas da Taça Latina de Hóquei em Patins somando um total de catorze vitórias. Segue-se Espanha com onze e Itália com três.

207 Visualizações 2 Total
207 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo