Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Vitória de Guimarães

O Vitória de Guimarães é uma das históricas equipas do futebol português, e uma presença assídua no principal escalão do futebol lusitano.

Logo Vitória de Guimarães

Logo Vitória de Guimarães

Fundação: 1922.

Cidade/país: Guimarães, Portugal.

Estádio: Estádio D. Afonso Henriques

Cor equipamento principal: Branco.

Principal rival: Braga

Epíteto: Vimaranenses e Os Conquistadores.

História:

O Vitório Sport Clube mais conhecido como Vitória de Guimarães foi fundado a partir do entusiasmo de António Macedo, dono da Chapelaria Macedo. Aos Domingos um grupo de jovens juntava-se na Chapelaria após a missa para ouvir Macedo falar sobre futebol e comer uns bons rojões acompanhados com vinho verde, face ao crescimento do grupo e entusiasmo pela modalidade, começaram a ser disputados jogos entre os elementos do grupo, de forma a organizar estes eventos foi criado o Vitória de Guimarães em 1922. A fundação também pode estar associada com a criação da Associação de Futebol de Braga nesses ano, já eram realizados eventos desportivos em anos anteriores, mas não filiados com nenhum associação, caso esse organismo existisse anteriormente a fundação podia remontar até 1918.

Juntamente com o grande rival Sporting de Braga fundaram a Associação de Futebol de Braga em 1922. Rapidamente no decorrer das décadas de trinta e quarenta tornou-se num dos clubes mais influentes do Minho e Norte, conquistando por diversas vezes o campeonato regional.

Em 1935 disputa pela primeira vez o campeonato nacional na segunda divisão, em 1942 consegue a primeira promoção à elite do futebol português. Em 1941 o Vitória de Guimarães atinge a primeira final da Taça de Portugal, mas caí perante o Belenenses no derradeiro jogo.

Após estabilizar na primeira divisão portuguesa, consegue conquistar três quartos lugares na década de sessenta e um terceiro lugar na época de 1968-69. Gradualmente o clube tornou-se numa das mais influentes equipas do campeonato lusitano, e conquistando as primeiras presença nas competições europeias. Em 1962 atinge outra final da Taça de Portugal, mas é copiosamente derrotado pelo Sporting por 4-0.

A estreia nas competições europeias deu-se a 10 de Setembro de 1969 na Taça UEFA e resultou numa vitória por 1 a 0 dos vimaranenses ante o Banik Ostrava. As boas prestações no campeonato tornaram a presença do Vitória de Guimarães uma constante nas provas europeias. Na temporada de 1986-87 os vitorianos atingem o seu maior sucesso europeu, a presença nos quartos-de-final da Taça UEFA, onde foram eliminados pelo Borussia de Mönchengladbach, mas pelo caminho eliminaram o Atlético de Madrid.

Na temporada de 1975-76 chegam novamente à final da Taça, mas são novamente derrotados, desta feita pelo Boavista. Nova presença na final de 1986-87 resultaria em derrota contra o FC Porto. Os anos oitenta trouxeram mais um terceiro lugar e a conquista da Supertaça de Portugal no início da época de 1987-88, vingando assim a derrota meses antes infligida pelo Porto, ao conquistar o troféu por 2-0 no aglomerado dos dois jogos.

Os anos noventa mantiveram o clube no topo da classificação portuguesa, com a conquista de novo terceiro lugar em 1998. Com a viragem do século o clube entrou numa fase de declínio, que culminou com a despromoção na época de 2005-06 e interrompendo um ciclo de presenças na primeira divisão que durava desde 1958. Logo na época seguinte regressou ao principal escalão do futebol português e conquistou um surpreendente terceiro lugar que permitiu ao Vitória de Guimarães disputar a eliminatória de acesso à Liga dos Campeões onde caiu aos pés do Basileia.

Em 2011 é novamente derrotado pelo FC Porto na final da Taça de Portugal por contundentes 6 a 2. Mas após várias tentativas a conquista da Taça surgiria na temporada de 2012-13 com uma vitória por 2-1 contra o SL Benfica. Esta conquista levou os fervorosos adeptos vitorianos à loucura. Outra característica do Vitória de Guimarães é a paixão dos seus adeptos, caso raro no panorama nacional amplamente dominado pelo apoio aos três grandes.

Títulos:

  • Vencedor Taça de Portugal por uma vez: 1912-13
  • Vencedor Supertaça Portuguesa por uma vez: 1987-88.
  • Vencedor Campeonato Regional de Braga por nove vezes: 1936-37, 1937-38, 1939-40, 1940-41, 1941-42, 1942-43, 1943-44, 1944-45, 1945-46 e 1946-47.
  • Vencedor Campeonato do Minho por três vezes: 1938-39, 1939-40 e 1940-41
939 Visualizações 2 Total

References:

http://www.zerozero.pt/text.php?tp=4&nchapter=103

http://www.vitoriasc.pt/pt/index/history/

939 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter