Taça do Rei

O Campeonato de Espanã – Copa de Su Majestad el Rey, popularmente conhecido como La Copa ou Copa del Rey (Taça do Rei de Espanha) é uma competição nacional de futebol em Espanha jogada nos moldes de outras taças, como a Copa do Brasil, a FA Cup ou a Taça de Portugal. Esta competição é organizada pela Real Federação Espanhola e é disputada pelos 84 melhores clubes espanhóis.

99_imgbank_cr_20150716142420

História

A Taça do Rei de Espanha foi criada em 1902 tendo, na altura, juntado as melhores equipas espanholas, ou seja, todas as equipas que disputavam a Primeira e a Segunda Divisão, as melhores equipas da Segunda B e os campeões da Terceira Divisão. A primeira edição disputou-se em 1903, sendo esta a competição de futebol mais antiga de Espanha.

Formato da competição

O formato da Taça do Rei já foi alterado por várias vezes. O formato atual foi adotado na temporada 2006/07.

Participam nesta competição 84 equipas: as 20 equipas da Primeira Divisão, as 22 equipas da Segunda Divisão, os cinco primeiro classificados dos quatro grupos da Segunda Divisão B e os campeões dos 18 grupos da Terceira Divisão, totalizando 80 equipas; os quatro participantes restantes são as equipas com mais pontos da Segunda Divisão B, a partir do sexto classificado. São excluídas todas as equipas filiais de clubes.

Na primeira ronda (36 equipas) disputam-se 18 eliminatórias num único jogo, entre 36 clubes da Segunda Divisão B e da Terceira Divisão. Na segunda ronda (44 equipas) jogam-se 22 eliminatórias num único jogo, entre os 18 classificados da primeira ronda, as equipas da Segunda B que ficaram isentas na primeira ronda e as 22 equipas da Segunda Divisão. São sorteadas 11 eliminatórias entre equipas da Segunda Divisão e outras 11 entre as equipas da Segunda B e da Terceira Divisão. Na terceira ronda (22 equipas) disputam-se 11 eliminatórias num único jogo entre os 22 classificados da segunda ronda, ficando um clube isento. O sorteio divide-se em seis eliminatórias entre equipas da Segunda Divisão e as cinco equipas da Segunda B e da Terceira Divisão. Na quarta ronda (32 equipas) jogam-se 16 eliminatórias em duas mãos entre os 11 classificados da terceira ronda e o clube isento e os 20 clubes da Primeira Divisão. A partir da quinta ronda (16 equipas) as partidas disputam-se em duas mãos sem condicionantes e a final é jogada num campo neutro.

O vencedor da competição disputa a Supertaça de Espanha contra o vencedor do Campeonato Espanhol nessa temporada. Desde 1998/99 o vencedor da Taça do Rei disputa também a Liga Europa.

Recordes e Curiosidades

  • O maior vencedor da Taça do Rei é o FC Barcelona, com 29 títulos, seguido pelo Atlético de Bilbau, com 23.
  • O primeiro vencedor da competição foi o Atlético de Bilbau, numa final frente ao Real Madrid.
  • Telmo Zarra, que jogou pelo Atlético de Bilbao, é o maior goleador da competição, com 81 golos em 74 jogos.
  • O espanhol Andoni Zubizarreta é o jogador com mais jogos disputados na competição, com um total de 104.
  • A maior goleada da competição aconteceu a 10 de setembro de 1992. O Real Murcia Club de Fútbol venceu o Club Deportivo Cieza Promesas por 14-0 nos 16-avos de final.
  • Piru Gaínza, jogador do Atlético de Bilbau, é o mais galardoado nesta competição, com sete títulos.
162 Visualizações 1 Total
162 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo