Taça de Portugal

A Taça de Portugal é considerada a segunda competição mais importante do futebol português. A competição joga-se por eliminatórias entre mais de 150 clubes.

Conceito da Taça de Portugal

Taça de Portugal

A Taça de Portugal é uma competição de futebol profissional, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol. Criada no ano de 1938, a Taça de Portugal é disputada entre todas as equipas da Primeira Liga, Segunda Liga e Campeonato de Portugal, contando ainda com alguns clubes representantes dos escalões distritais. Desta lista, são retiradas as equipas ‘B’ dos clubes que as possuem a participar num desses campeonatos. Pela abrangência, dimensão e historial, a Taça de Portugal é considerada a segunda competição mais importante do futebol português. A ‘festa da taça’ como é referido na gíria, permite que os clubes mais pequenos tenham aspirações e maior visibilidade, enquanto os chamados clubes grandes têm mais uma hipótese de compor a época com troféus, consumando a chamada ‘dobradinha’ que se materializa com a conquista desta taça e do campeonato na mesma temporada.

Com mais de 150 participantes, a Taça de Portugal é jogada no sistema de eliminação a uma mão e no sistema de eliminação a duas mãos, apenas nas meias-finais. Quem joga em casa e quem veste o papel de visitante é definido por sorteio. Outro dos aliciantes desta competição é o acesso do vencedor às competições europeias, neste caso, à fase de grupos da Liga Europa. Caso o vencedor da Taça já esteja apurado para a Liga dos Campeões ou para a Liga Europa através da sua classificação no campeonato, a vaga reverte para o 4º ou 5º classificado desse mesmo campeonato.

História

Como supracitado na explicação do conceito, a Taça de Portugal iniciou-se, com esse nome e sistema, em 1938. Porém, a história da criação de uma competição com o estatuto de taça começa em 1912 quando o Sport Clube Império cria a Taça do Império, numa tentativa de reunir todas as equipas nacionais numa só competição. A prova acabaria por não ter sucesso, nem comercial, nem desportivo, só sendo disputada três vezes de 1912 a 1918. O vencedor das três edições foi o Benfica, no entanto a competição nunca chegou a ser oficial e esse palmarés de pouco ou nada vale para os livros da história do futebol português.

Quatro anos depois, em 1922, a tentativa de evoluir o futebol nacional foi mais consequente e criou-se uma competição nacional que premiava os vencedores dos campeonatos regionais de Lisboa e do Porto. A região do Algarve e a Ilha da Madeira também possuíam campeonatos regionais, mas não participaram na primeira edição da prova devido a questões financeiras e alguma falta de organização. A expansão da competição foi exponencial, de ano para ano, e os vencedores eram considerados campeões nacionais de futebol em Portugal. Apesar disso, os títulos conquistados nesta fase não são contabilizados atualmente, nem para o historial de campeões nacionais, nem para os vencedores da Taça de Portugal. Com a criação da Liga Portuguesa de Futebol, esta competição passou a deter o nome que hoje conhecemos: Taça de Portugal.

Recordes e Curiosidades

  • O Benfica é a equipa com mais Taças de Portugal conquistadas, 26 no total em 36 finais disputadas
  • São 12 as equipas que já conquistaram o troféu: Benfica, Sporting, Porto, Boavista, Vitória de Setúbal, Belenenses, Braga, Académica, Vitória de Guimarães, Leixões, Beira-Mar e Estrela da Amadora
  • Os treinadores com mais vitórias na Taça de Portugal são Otto Glória – 3 títulos ao serviço do Benfica e 1 ao serviço do Belenenses – e José Maria Pedroto – 2 conquistas ao serviço do Boavista e mais 2 ao serviço do FC Porto.
  • A maior goleada de uma final da Taça de Portugal aconteceu na época de 1943/44 quando o Benfica derrotou o Estoril por 8-0.

Vencedores

Para consultar todos os vencedores e os resultados das finais relativas à Taça de Portugal veja o artigo: http://knoow.net/desporto/futebol/vencedores-taca-portugal/

118 Visualizações 4 Total

References:

FPF. (2017) Formato Taça de Portugal Placard 2017/2018 Disponível em: http://www.fpf.pt/Portals/0/FPF_Documents/CO%20N%2031%20-%20TACA%20PORTUGAL%20PLACARD_1.pdf?ver=2017-08-16-150721-747

Zerozero. (2015) Campeonato de Portugal 1922-38. Disponível em: http://www.zerozero.pt/text.php?tp=5&nchapter=5

118 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo