Taça da Liga de Futebol

A Taça da Liga de Futebol é uma competição organizada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional definida como uma competição de natureza mista, disputada em cada época desportiva pelos clubes admitidos a participar nas duas principais divisões nacionais nessa mesma época, com exceção das equipas B.

Logotype_Taça_da_Liga

História

A Taça da Liga foi criada na temporada 2007/08 por proposta de Sporting CP e Boavista FC, em 2006. A competição foi aprovada por unanimidade de todos os clubes das ligas profissionais numa reunião que decorreu a 28 de novembro de 2006. Nas primeiras três temporadas esta competição era conhecida como Carlsberg Cup, por motivos de patrocínio, depois passou a ser conhecida por Bwin Cup. Contudo, em 2012 o Tribunal do Porto impediu a Bwin de publicitar a sua marca em patrocínios ou publicidade e, como tal, a competição passou a chamar-se Taça da Liga.

Formato da competição

Todas as equipas profissionais dos dois primeiros escalões de futebol profissional, com exceção das equipas B, participam nesta competição.

Desde a sua criação a Taça da Liga já sofreu várias alterações no seu formato com o objetivo de aumentar o número de jogos, de atratividade e de receitas para os clubes. Desde a temporada 2016/17 a Taça da Liga disputa-se em três fases, meias-finais e final. Na primeira fase os clubes da II Liga disputam uma eliminatória a uma só mão, com sorteio puro. Na segunda fase, os vencedores apurados da primeira juntam-se aos clubes da I Liga (com exceção dos primeiros quatro classificados da temporada anterior) para disputarem uma eliminatória de uma só mão, com sorteio puro. A terceira fase junta os vencedores da segunda fase e os quatro primeiros classificados da Primeira Divisão da época anterior em quatro grupos de quatro equipas cada, no formato todos contra todos a uma volta, sendo que os quatro clubes anteriormente isentos ficam alocados um em cada grupo. Os vencedores de cada grupo apuram-se para a Final Four. Na Final Four, as meias-finais são disputadas a uma mão entre os quatro clubes apurados na fase anterior, cujos vencedores se enfrentam na final. A Final Four joga-se no mesmo estádio na mesma semana. Atualmente o vencedor é denominado “Campeão de Inverno”.

Recordes e Curiosidades

  • Desde a sua criação a Taça da Liga já teve quatro troféus oficiais destinados aos clubes vencedores.
  • O SL Benfica lidera no número de conquistas, tendo vencido o troféu por sete vezes.
  • Na época 2011/12 o SL Benfica tornou-se na primeira equipa a vencer a competição quatro vezes consecutivas.
  • A primeira edição teve como vencedor o Vitória de Setúbal, que derrotou o Sporting CP por 3-2 nas grandes penalidades.
  • Nas suas onze edições a Taça da Liga teve apenas cinco vencedores – Vitória de Setúbal, SL Benfica, SC Braga, Moreirense e Sporting CP.
  • Jorge Jesus é o treinador com mais troféus conquistados nesta competição, tendo vencido pelo SL Benfica e pelo Sporting CP.
  • O Estádio Cidade de Coimbra já recebeu a final da competição por cinco vezes.
129 Visualizações 1 Total

References:

Regulamento das Competições da FPF

129 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo