Supertaça Europeia

A Supertaça Europeia é um troféu de clubes organizado pela UEFA, e marca o início da época desportiva ao nível europeu.

A Supertaça Europeia ou Supertaça da UEFA é disputada no mês de Agosto, entre o clube vencedor da Liga dos Campeões da UEFA e o vencedor da Liga Europa.

Este troféu foi criado por Anton Witkamp, jornalista do jornal generalista holandês De Telegraaf em 1972, inicialmente designada por Supertaça Europeia, em 1995 passou a chamar-se Supertaça da UEFA. Era primitivamente disputada entre o vencedor da prova antecessora da Liga dos Campeões – Taça dos Campeões Europeus, e da extinta Taça das Taças. Com a extinção desta competição em 1999, o vencedor da Taça UEFA, actual Liga Europa, passou a participar no troféu.

Em termos competitivos, de 1972, ano da primeira edição, até 1997 era disputada em duas mãos (jogos), no estádio de cada um dos participantes. A partir de 1998 passou a ser disputado apenas um jogo, em forma de final no estádio Louis II no Mónaco. Em 2013, a UEFA procede a outra alteração estrutural. De forma a democratizar as competições europeias e alarga-las a outros palcos, passou a ser disputada em estádios distintos a cada época, ao género das restantes competições da UEFA, a edição de 2013 foi disputada em Praga na Republi9ca Checa.

Espanha é o país mais bem-sucedido neste troféu com 12 vitórias, seguida de Itália com 9. Barcelona e AC Milan são, os clubes mais vitoriosos, com 5 vitórias cada um.

253 Visualizações 1 Total
253 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter