Seedorf

Clarence Seedorf foi um dos melhores médios de sempre do futebol, destaco-se no Ajax, Real Madrid, AC Milan e selecção holandesa. É o único jogador da história a vencer a liga dos campeões por três clubes diferentes.

Clarence Clyde Seedorf nasceu em Paramaribo, no Suriname a 1 de abril de 1976, notabilizou-se como um dos grandes médios do futebol mundial. Teve passagens pelo Real Madrid, Inter de Milão e Ajax, mas foi ao serviço do AC Milan que ganhou maior notoriedade.

clarence-seedorf-images

O Suriname, pequeno país a norte da América do Sul conseguiu a independência da Holanda em 1975. Um ano depois nascia Clarence Seedorf, que ainda em criança, mudava-se com os pais para Flevoland, no centro da Holanda. Foi com apenas seis anos de idade que o pai de Clarence Seedord, Johann Seedorf, também ele futebolista, colocou o filho a jogar futebol, primeiro no VV AS´80 e depois no Real Almere, foi aqui que jogou até aos 16 anos, quando foi recrutado para o Ajax, um dos maiores clubes da Holanda e dos mais prestigiados em todo o mundo a nível de escalões de formação.

Seedorf é enquadrado na equipa de juniores do clube de Amsterdão, mas logo na primeira época é chamado à equipa principal. A 29 de Novembro de 1992, numa partida frente ao Groningen, o então treinador principal do Ajax, Louis Van Gaal, lança o jovem de apenas 16 anos e 242 dias, tornando-se no mais jovem de sempre a jogar pelo Ajax. Seedorf esteve três épocas ao serviço do clube, as duas primeiras foi opção regular, afirmando-se definitivamente na terceira época, 1994/95 marca a sua afirmação no futebol e é também uma das melhores de sempre do Ajax. Numa equipa recheada de jovens que viriam a marcar o futebol holandês e mundial como Seedorf, Kluivert, Davids, Van der Saar ou os irmãos De Boer, o Ajax venceu campeonato e liga dos campeões.

Depois de ganhar tudo ao serviço do clube de Amsterdão, Seedorf ruma ao campeonato italiano, foi na Sampdória que teve a sua primeira experiência fora de portas, no entanto, esteve apenas uma época no clube de Génova, saindo sem títulos para o Real Madrid. No Santiago Bernabéu esteve três épocas e meia, sempre como titular, venceu uma liga e uma taça de Espanha, voltando ainda a vencer uma liga dos campeões. Em Dezembro de 1999 e após problemas com a direcção do clube merengue, o Inter de Milão anuncia a sua contratação, marcando assim o regresso do holandês a Itália.

Ao serviço do Inter, Seedorf voltou a passar pela seca de títulos, esteve duas épocas e meia em Milão como titular absoluto, mas sem conhecer o sabor de troféus. O ano de 2002 marca a mudança na vida profissional do jogador, num negócio que envolveu a troca de jogadores, bastante comum em Itália, Seedorf transfere-se do Inter para o vizinho e rival AC Milan, na altura, Francesco Coco faz o caminho inverso. Foi nos rossoneri que Seedorf atingiu possivelmente o ponto mais alto da sua carreira, esteve 10 épocas ao serviço do clube, numa das melhores gerações de sempre no AC Milan, ao lado de nomes como Maldini, Nesta, Pirlo ou Kaká venceu por duas vezes a liga italiana e a supertaça e ainda uma taça de Itália, venceu ainda duas ligas dos campeões, que com as duas que já havia vencido fazem dele o único jogador da história a vencer a prova por três clubes diferentes. Conquistou também duas supertaças europeias e um mundial de clubes.

Seedorf despede-se do AC Milan com 36 anos, já na fase final da sua carreira decide rumar o Brasil, ele é casado com uma brasileira adepta do Botafogo e é para lá que o jogador se transfere em 2012, onde está durante dois anos, fazendo ainda um total de 81 jogos e apontando 24 golos antes de se retirar dos relvados.

Ao serviço da selecção holandesa, Seedorf também se destacou como um dos melhores de sempre, é a par de John Heitinga o décimo jogador com mais jogos pela laranja mecânica, num total de 87 jogos, participou nos europeus de 96, 2000 e 2004 e ainda no mundial de 1998, retirando-se dos jogos internacionais em 2008.

Após o abandono dos relvados, Seedorf ainda se aventurou no banco como treinador, orientando o AC Milan em 2013/14 mas sem atingir o sucesso que teve enquanto jogador, acabado por sair com uma percentagem de apenas 50% de vitórias.

32 Visualizações 1 Total
32 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo