Rio Ave Futebol Clube

Apresentação do Rio Ave Futebol Clube, um clube de futebol português que joga atualmente na 1ª liga de futebol

O Rio Ave Futebol Clube é um clube de futebol português com sede na cidade de Vila do Conde, distrito do Porto, em Portugal e que joga atualmente na Primeira Liga Portuguesa, a Liga NOS.

rio ave futebol clube

O Rio Ave Futebol Clube é um clube de futebol português que tem sede na cidade de Vila do Conde, uma cidade que pertence ao distrito do Porto, Região Norte de Portugal continental e que joga atualmente na Primeira Liga Portuguesa, a Liga NOS (por razões de patrocínio da competição). O Rio Ave Futebol Clube foi fundado no mês de maio do ano de 1939 e tem, desde essa época a alcunha de «Vilacondenses». O presidente atual do clube é António da Silva Campos e o treinador é o português Miguel Cardoso.

Em 1939 foi o ano da fundação do clube que surgiu pela iniciativa de um grupo de vilacondenses: João Pereira dos Santos, Albino Moreira, João Dias, Ernesto Braga e José Amaro e na altura esteve em votação o nome do clube entre os quais os nomes «Vilacondense Futebol Clube» e «Vila do Conde Sport Clube». Acabou por se decidir formar o clube com o nome de Rio Ave Futebol Clube cuja estreia foi no dia 6 de maio de 1939 na Póvoa de Varzim, uma partida em que o Rio Ave saiu derrotado. Alguns meses depois inauguraram a sede do clube, a casa de João Raposo e em 1940 surgiu o primeiro estádio do clube, designado por «Estádio da Avenida» por se situar na Avenida Baltazar Couto, na cidade. Atualmente a sede do clube é na Praça da República e foi inaugurada no ano de 1963 e em 1984 foi inaugurado o estádio do Rio Ave Futebol Clube que se situa junto aos arcos do aqueduto setecentista, na Rua D. Sancho I. Na presente época, época dos anos de 2017/18, o clube competiu em alguns jogos de pré época, marcaram presença na Taça da Liga de Futebol 2017/2018, mais conhecida como Taça CTT devido ao patrocinador, marcaram presença também na Taça de Portugal 2017/2018 e disputam a Primeira Liga Portuguesa, a Liga NOS, atualmente no quinto lugar da classificação geral com dezanove jogos realizados sendo dez desses jogos vitórias, três empates e seis derrotas. Conta com 26 golos marcados e 17 sofridos. Tem mais dois pontos que o sexto classificado, o Club Sport Marítimo e menos três que o quarto classificado, o Sporting Clube de Braga. O clube conta neste momento com o técnico e treinador Miguel Cardoso, português e com os jogadores os guarda-redes Cássio, brasileiro, de 37 anos. Giorgi Makaridze, natural da Geórgia, com 27 anos e os portugueses Rui Vieira de 26 anos e Carlos Aves de 19 anos. A nível de defesas o Rio Ave Futebol Clube conta com o brasileiro Lionn, de 28 anos; Yuri Ribeiro (emprestado pelo Sport Lisboa e Benfica), e 21 anos, Eliseu Nadjack, também português, com 23 anos; Silvério Silva de 22 anos, Marcão, brasileiro, com 21 anos, Nélson Monte, português, com 22 anos, os brasileiros Bruno Teles de 31 anos e Marcelo de 28 anos e o nigeriano Kelechi John, de apenas 19 anos. Os médios da equipa são os portugueses Pedro Moreira, de 28 anos, Tarantini, de 34 anos, Francisco Geraldes, com 22 anos e João Novais, de 24 anos. Os brasileiros Diego Lopes, de 23 anos e Leandrinho de 24 anos e Péle, natural da Guiné-Bissau, com 26 anos. Os jogadores que atuam como avançados são os portugueses Guedes, de 30 anos, Nuno Santos, de 22 anos, o brasileiro Gabrielzinho de 21 anos, o colombiano Óscar Barreto, de 24 anos e o angolano Gelson Dala, de 21 anos.

Um dos maiores desafios do Rio Ave Futebol Clube foi na época dos anos de 2014-2015, ano em que disputou a Liga Europa e garantiu presença na Fase de Grupos da 2ª prova de clubes mais importantes do mundo.

Estádio do Rio Ave Futebol Clube

rio ave futebol clube 1

O Estádio do Rio Ave Futebol clube é designado por Estádio dos Arcos precisamente pela sua localização. O estádio localiza-se junto aos arcos do aqueduto setecentista, na Rua D. Sancho I na cidade de Vila do Conde, distrito do Porto, na Região Norte de Portugal. É lá que joga atualmente o clube e a sua inauguração foi no ano de 1984. O estádio tem capacidade para cerca de nove mil espetadores e teve como arquiteto Branco Ló.

Palmarés do Rio Ave Futebol Clube

Taça de Portugal: duas vezes finalista vencido em 1984/85 e em 2013/14

Taça da Liga (Taça CTT): finalista vencido em 2013/14

Segunda-Liga: campeão no ano de 2002/03

Liga de Honra: vencedor no ano de 1995/96

Supertaça: finalista vencido em 2014 contra o Benfica

152 Visualizações 1 Total
152 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo