Premier League

A Premier League é a principal competição de clubes disputada em Inglaterra e Pais de Gales.

Premier League

Premier League

A Premier League foi disputada pela primeira na época de 1992/1993, inicialmente era composta por vinte e duas equipas, o formato actual da competição tem vinte equipas, que disputam um campeonato a duas voltas com jogos em casa e fora. Os três últimos classificados são despromovidos para a Division One, os primeiros classificados da competição, qualificam-se para as competições europeias – Liga dos Campeões e Liga Europa.

Durante mais de um século o campeonato inglês de futebol foi organizado pela FL (Football League). Na década de 80 o futebol inglês entrou em declínio, degradação das condições dos estádios, transferências dos melhores jogadores para o campeonato espanhol e italiano, violência generalizada, manifestada através do fenómeno do hooliganismo, que valeram a suspensão das competições europeias durante cinco anos após a tragédia do Estádio do Heysel em 1985.

A degradação dos estádios, os constantes episódios de violência provocaram uma abrupta queda das receitas televisivas e publicitárias. No final da década de 1980, os cinco principais clubes de então, Arsenal. Manchester United, Everton, Tottenham e Liverpool, iniciaram um conjunto de reuniões que visavam a criação de uma nova liga de futebol. O aumento das receitas publicitárias e televisivas, a melhoria das condições dos estádios, o rivalizar com as ligas espanhola e italiana foram os argumentos catalisadores da criação da Premier League. Ao longo do processo negocial mais clubes foram englobados neste projecto, na época de 92/93 a anterior competição é extinta e começa a Premier League sobre a alçada da FA, Futebol Association, a Federação Inglesa de Futebol.

A FA ficou com a responsabilidade de organização do primeiro escalão do futebol inglês, a FL, com a organização dos escalões inferiores profissionais de futebol.

Actualmente a Premier League é o campeonato de futebol mais visto e lucrativo do mundo, as receitas televisivas ultrapassam os mil milhões de euros por época, e com o novo contrato de transmissão televisiva cada jogo da Premier League estará avaliado em treze milhões de euros.

730 Visualizações 1 Total

References:

zerozero.pt

730 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.