Liga Portuguesa de Futebol

A Liga Portuguesa de Futebol, também conhecida como Primeira Liga, Campeonato Nacional ou Liga NOS, é o principal escalão do futebol português.

A Liga Portuguesa de Futebol, também conhecida como Primeira Liga, Campeonato Nacional ou Liga NOS, é o principal escalão do futebol português.

Liga-Portugal-890x395

Funcionamento e Participantes da Liga Portuguesa

A competição é composta por 18 equipas participantes e 34 jornadas disputadas em duas voltas. Os clubes defrontam-se duas vezes ao ano, uma com estatuto de equipa da casa e outra com estatuto de visitante. Cada vitória vale três pontos, cada empate vale um ponto e uma derrota não vale qualquer ponto. No fim do campeonato, a equipa com mais pontos somados é sagrada campeã nacional. As formações que compõem a Liga Portuguesa na época de 2017/2018 são:

  • Belenenses
  • Benfica
  • Boavista
  • Braga
  • Chaves
  • Desportivo das Aves
  • Estoril Praia
  • FC Porto
  • Feirense
  • Marítimo
  • Moreirense
  • Paços de Ferreira
  • Portimonense
  • Rio Ave
  • Sporting
  • Tondela
  • Guimarães
  • Setúbal

A lista de participantes muda de ano para ano, após o apuramento dos resultados finais da tabela classificativa. O 17º e o 18º classificado passarão para a Segunda Liga, subindo ao primeiro escalão as duas formações que tenham conseguido os dois primeiros lugares no seu campeonato. Para o acesso às competições europeias é preciso conquistar os primeiros lugares da classificação: o 1º lugar e campeão segue diretamente para a Liga dos Campeões, o 2º colocado segue para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, já o 3º e 4º classificado seguem para a Liga Europa, o 3º para a terceira pré-eliminatória e o 4º para a segunda.

Ranking UEFA

Os acessos às competições europeias supracitados fazem-se tendo em conta a tabela da UEFA que premeia as melhores ligas do futebol europeu com base numa pontuação decorrente das prestações das equipas nacionais em jogos oficiais no velho continente. Em 2017/2018 Portugal ocupa a sétima posição deste ranking, surpreendentemente atrás da Rússia e atrás das quase incontornáveis Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França, pela respetiva ordem.

Os três “grandes” da Liga Portuguesa

Na gíria futebolística existem os chamados três grandes a disputar a Primeira Liga. Deste grupo – composto pelas equipas com maior historial, maior orçamento e maiores hipóteses de se tornar campeão – fazem parte o Sport Lisboa e Benfica, o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube do Porto. O Benfica conta com 36 títulos da Liga Portuguesa, seguido pelo Porto com 27 e pelo Sporting com 18. O fosso para a quarta equipa com mais títulos é muito elevado, daí existir uma explicação racional para se ser apelidado de clube grande. O Belenenses e o Boavista são as únicas equipas fora deste lote que conseguiram ganhar títulos e isso aconteceu apenas numa ocasião para ambas.

Alguns dados históricos

O primeiro esboço de Campeonato de Portugal foi feito em 1921, com uma índole regionalista em que os vencedores de cada região se reuniam para disputar essa grande competição. Nesta altura, o formato testado foi o de eliminatórias à semelhança do que acontece, ainda nos dias de hoje, na Taça de Portugal. O alargamento deste campeonato foi feito naturalmente à medida que as regiões portuguesas se associavam a esta organização. É a partir de 1934 que o vencedor começou a ser designado de campeão nacional e que se iniciou oficialmente a história da Primeira Liga.

Em 1938 a Federação Portuguesa de Futebol – FPF – substituiu o formato de eliminações pelo sistema de pontos, em duas voltas, semelhante ao atual. Isto veio permitir que as equipas jogassem mais vezes, oferecendo maior visibilidade do futebol português ao público e maior preparação para a própria Seleção Nacional Portuguesa poder evoluir qualitativamente nos jogos entre países. Assim, neste ano, passaram a existir duas competições distintas: o Campeonato Nacional da Primeira Divisão e a Taça de Portugal. Só em 1999 surgiu o nome de Primeira Liga que, excetuando os contratos publicitários que consagram nome ao campeonato, ainda se mantém oficial e familiar para os adeptos e simpatizantes do desporto rei em Portugal.

Vencedores e Marcadores

Para saber mais sobre os melhores marcadores da liga portuguesa de futebol e sobre todos os campeões nacionais poderá ler os seguintes artigos:

Vencedores da Liga Portuguesa

Liga Portuguesa – Melhores Marcadores

204 Visualizações 2 Total

References:

FPF. (s.d.) Regulamento das Competições Organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Disponível em: http://www.fpf.pt/Portals/0/FPF_Documents/liga_2017_18_regulamento-competicoes.pdf?ver=2017-08-16-143235-640 [Consultado a 30-11-2017]

UEFA. (s.d.) Ranking das competições de clubes da UEFA. Disponível em: https://pt.uefa.com/memberassociations/uefarankings/country/index.html [Consultado a 29-11-2017]

Zerozero. (s.d.) Liga Portuguesa. Disponível em: https://www.zerozero.pt/competicao_evolucao.php?id_comp=3&view=1

204 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo