Liga Europa

A Liga Europa é a segunda mais importante competição de clubes, organizada pela UEFA.

A Liga Europa, oficialmente UEFA Europa League, é uma competição entre clubes europeus, disputada entre fase de grupos e eliminatórias, até um jogo final, a disputar num estádio previamente escolhido pela UEFA, mediante candidaturas para o efeito, veio substituir a anterior competição – Taça UEFA.

A qualificação para esta competição, é feita a partir da classificação final em campeonatos domésticos, a partir das taças ou taças da liga, mediante o país e forma de qualificação por ele estipulada. Contrariamente à Liga dos Campeões (LC) que não permite a entrada de outros clubes na competição, fora os qualificados, a Liga Europa (LE) serve como “segunda vida”, após eliminação em pré-eliminatórias da LC, play-off, ou terceiro lugar na fase de grupos da LC.

É a primeira prova da UEFA a iniciar-se no calendário futebolístico. As diferentes eliminatórias pretendem, seleccionar e acolher as equipas caídas das eliminatórias da LC, qualificando 48 equipas para a fase de grupos da LE. Em Setembro é dado início à fase de grupos, composta por 12 grupos de 4 equipas cada. Qualificam-se 24 equipas, mais as oito equipas relegadas da fase de grupos da LC. Os dezasseis-avos-de-final, oitavos-de-final, quarto-de-final, meia-final, são disputados as duas mãos, um jogo em casa e outro fora. A final é disputada pelas duas equipas que passaram todas as fases, em estádio neutro e num só jogo.

O vencedor desta competição, a partir de 2014/2015, caso não o consiga pela classificação nacional, tem lugar garantido na LC da época seguinte.

O primeiro vencedor desta competição foi o Tottenham Hotspur, em 1971/1972.O Sevilha é o recordista de vitórias nesta competição com 4, a Itália com nove vitórias, foi o mais pais que mais vezes teve clubes a conquistar este troféu.

525 Visualizações 1 Total
525 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter