Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Futebol

Apresentação do Futebol

O futebol é um desporto de equipa, jogado por duas equipas de onze jogadores cada, num campo de jogo de formato retangular e dirigido por um trio de arbitragem (composto pelo árbitro ‘principal’ e por dois árbitros ‘auxiliares’). A duração do jogo é, geralmente de 90 minutos, embora existam outras durações possíveis. O objetivo do jogo é fazer golo, isto é, colocar a bola na baliza do adversário que se encontra num dos extremo do campo. A equipa com mais golos marcados do final do jogo é a equipa vencedora. No caso de ambas as equipas não marcarem qualquer golo ou no caso de obterem o mesmo número de golos, será considerado um empate.

Com várias centenas de milhões de adeptos em todo o mundo, o futebol é considerado como o desporto mundialmente mais popular, sendo muitas vezes designado como o ‘desporto rei’.

A História do Futebol

Não são conhecidas as verdadeiras origens do futebol embora haja quem defenda que a sua verdadeira origem seja o harpastum, um jogo praticado para treino pelos soldados romanos desde o reinado de Júlio César. Este jogo, jogado simultaneamente com os pés e as mãos terá sido introduzido na Grã-Bretanha durante o séc. I d.C e aí terá ganho numerosos adeptos junto da juventude britânica, sempre muito predisposta à prática de exercício físico competitivo. Com o passar do anos o jogo foi ganhando grande popularidade, principalmente nas escolas e universidades por toda a Europa. Mas coube aos ingleses o privilégio de definir e impor as regras desde os seus primórdios há cerca de 2.000 anos até à actualidade. Do seu nome original (harpastum) o jogo foi conhecendo outras designações tais como hurling over country, hurling and goals, dribbling games, football e soccer. Daí hoje poder afirmar-se que o futebol é um jogo inglês.

Contudo, e apesar do referido, existem muito investigadores que defendem outras origens para o futebol, nomeadamente a China, país onde, no séc. II a.C (no tempo da disnastia Dan), já se jogava um jogo individual com bola assente na perícia e técnica de execução. Denominado tsu-chu, que significava ‘dar pontapés na bola’, este jogo mais não era do que um jogo de exibição e destreza praticado em dias de festa perante o Imperador Cheng Ti. Também na Grécia, no séc. I a.C., surgiu na cidade de Esparta um jogo chamado episkiros, no qual eram colocadas frente a frente duas equipas compostas por 15 elementos que disputavam o controlo de uma bola formada a partir de uma tripa de boi cheia de ar ou de areia.

Ainda assim, é perfeitamente defensável que o futebol, tal como o conhecemos hoje, teve em Inglaterra as suas bases mais sólidas e que o tornaram no mais popular dos desportos à escala mundial, principalmente a partir de 1863, ano em que foi criada a Associação Inglesa de Futebol (The Football Association). A partir daí o jogo espalhou-se muito rapidamente por todo o mundo de acordo com o modelo do jogo inglês.

 

1523 Visualizações 1 Total
1523 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo