Futebol

Apresentação do Futebol

O futebol é um desporto de equipa, jogado por duas equipas de onze jogadores cada, num campo de jogo de formato retangular e dirigido por um trio de arbitragem (composto pelo árbitro ‘principal’ e por dois árbitros ‘auxiliares’). A duração do jogo é, geralmente de 90 minutos, embora existam outras durações possíveis. O objetivo do jogo é fazer golo, isto é, colocar a bola na baliza do adversário que se encontra num dos extremo do campo. A equipa com mais golos marcados do final do jogo é a equipa vencedora. No caso de ambas as equipas não marcarem qualquer golo ou no caso de obterem o mesmo número de golos, será considerado um empate.

Com várias centenas de milhões de adeptos em todo o mundo, o futebol é considerado como o desporto mundialmente mais popular, sendo muitas vezes designado como o ‘desporto rei’.

A História do Futebol

Não são conhecidas as verdadeiras origens do futebol embora haja quem defenda que a sua verdadeira origem seja o harpastum, um jogo praticado para treino pelos soldados romanos desde o reinado de Júlio César. Este jogo, jogado simultaneamente com os pés e as mãos terá sido introduzido na Grã-Bretanha durante o séc. I d.C e aí terá ganho numerosos adeptos junto da juventude britânica, sempre muito predisposta à prática de exercício físico competitivo. Com o passar do anos o jogo foi ganhando grande popularidade, principalmente nas escolas e universidades por toda a Europa. Mas coube aos ingleses o privilégio de definir e impor as regras desde os seus primórdios há cerca de 2.000 anos até à actualidade. Do seu nome original (harpastum) o jogo foi conhecendo outras designações tais como hurling over country, hurling and goals, dribbling games, football e soccer. Daí hoje poder afirmar-se que o futebol é um jogo inglês.

Contudo, e apesar do referido, existem muito investigadores que defendem outras origens para o futebol, nomeadamente a China, país onde, no séc. II a.C (no tempo da disnastia Dan), já se jogava um jogo individual com bola assente na perícia e técnica de execução. Denominado tsu-chu, que significava ‘dar pontapés na bola’, este jogo mais não era do que um jogo de exibição e destreza praticado em dias de festa perante o Imperador Cheng Ti. Também na Grécia, no séc. I a.C., surgiu na cidade de Esparta um jogo chamado episkiros, no qual eram colocadas frente a frente duas equipas compostas por 15 elementos que disputavam o controlo de uma bola formada a partir de uma tripa de boi cheia de ar ou de areia.

Ainda assim, é perfeitamente defensável que o futebol, tal como o conhecemos hoje, teve em Inglaterra as suas bases mais sólidas e que o tornaram no mais popular dos desportos à escala mundial, principalmente a partir de 1863, ano em que foi criada a Associação Inglesa de Futebol (The Football Association). A partir daí o jogo espalhou-se muito rapidamente por todo o mundo de acordo com o modelo do jogo inglês.

 

1166 Visualizações 3 Total
1166 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter