FIFA

A FIFA é o órgão máximo, sobre a qual recai a responsabilidade de regulamentar, organizar eventos, arbitrar conflitos, e todos os parâmetros práticos e teóricos associados ao desporto que rege – o futebol.

fifa.jpg

A Federação Internacional de Futebol (FIFA), na designação oficial que sustenta a sua sigla em francês, Fédération Internationale de Football Association, representa o futebol, aquele desporto que para muitos é o mais popular no mundo, com milhões de praticantes e adeptos espalhados pelos cinco continentes, e enquadrados em seis confederações (UEFA; CONMEBOL; AFC; CAF; OFC e CONCACAF), representativas de todas as federações de futebol.

A FIFA, não representa apenas o futebol, mas igualmente as modalidades similares que dele se desenvolveram, como o futsal ou o futebol de praia. Pela dimensão e relevância desportiva a nível mundial, é membro do Comité Olímpico Internacional, o que permite a participação do futebol nos Jogos olímpicos que se disputam de 4 em 4 anos.

É responsável pela organização de torneios de selecções, do qual se destaca o campeonato do mundo de futebol, realizado de 4 em 4 anos, com centenas de milhões de espectadores, e onde estão representadas as melhores selecções das seis confederações. Organiza igualmente competições do mesmo cariz em futebol jovem – Mundial de sub-20. Organiza identicamente, as competições mundiais de futebol feminino, tanto sénior como jovem.

No futsal e futebol de praia, a incumbência da FIFA é similar ao que sucede no futebol, organização de torneios internacionais de selecções e no caso em especifico do futebol de praia – Mundialito de Clubes de Futebol de Praia.

Prémios como a bola de ouroFIFA Ballon d’Or, melhor jogador do mundo, ou a eleição do melhor treinador do mundo, são marcos do futebol actual com a chancela FIFA.

Por escolher entre os diversos países candidatos a organizar os eventos desportivos da sua responsabilidade, surgiram imensas suspeitas e confirmações de corrupção que levaram ao favorecimento de um ou outro candidato. Não obstante este lado mais sombrio, a FIFA procura ter um papel activo no desenvolvimento de sociedades e inclusão social, através da prática do desporto rei – futebol.

.

Confederações que integram a FIFA
UEFA CONMEBOL AFC CAF OFC CONCACAF
781 Visualizações 3 Total
781 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo