FC Penafiel

O Futebol Clube de Penafiel (FC Penafiel) é um clube português sediado na cidade de Penafiel, em Portugal.

Fundação: 8 de fevereiro de 1951

Cidade/país: Penafiel, Portugal

Estádio: Estádio Municipal 25 de Abril

Cor do equipamento principal: camisola vermelha, calções pretos e meias vermelhas

Epíteto: Rubro-negros, durienses

História:

Antes da criação oficial do FC Penafiel já tinham surgido na cidade outros clubes, mas que com o tempo acabaram por desaparecer, nomeadamente o Sport Club de Penafiel e a União Desportiva Penafidelense. A 17 de abril de 1923 foi criado o Sport Club de Penafiel e em 1933 a União Desportiva Penafidelense. Em 1943 a fusão entre os dois deu origem ao Club Desportivo de Penafiel. Contudo, este clube durou apenas seis anos, até 1949. Dois anos depois, a 8 de fevereiro de 1951, é fundado o Futebol Clube de Penafiel (FC Penafiel), que adotou as mesmas cores do Sport Clube de Penafiel, preto e vermelho.

No capítulo desportivo, quatro anos após a fundação, o clube sobe à Segunda Divisão Distrital, em 1957 ascende à Primeira Divisão Distrital e em 1958 à 3ª Divisão, um feito conquistado em apenas sete anos.

Após subidas e descidas, em 1965 o FC Penafiel consegue a primeira subida à Segunda Divisão, após ter empatado 2-2 frente ao Rio Ave em Vila do Conde e ter goleado os vilacondenses em Penafiel. A presença na Segunda Divisão manteve-se por 15 anos e em 1980 chegou o momento pelo qual uma cidade esperava: a subida à Primeira Divisão. Foram 12 anos consecutivos a disputar o principal escalão do futebol nacional. Os 10º lugares nas temporadas 1980/81 e 1987/88 foram os melhores resultados alcançados pelo Penafiel nesta divisão. Destaque ainda para o facto de o clube ter alcançado as meias-finais da Taça de Portugal na época 1985/86, tendo sido eliminado frente ao SL Benfica.

Entre 1992 e 2004 a equipa disputou a Segunda Divisão e na época 2003/2004 conseguiu o apuramento para a Primeira Liga, num jogo decisivo em casa frente ao Leixões. Após dois anos nesta divisão novamente a descida aos escalões secundários. Em 2014/2015 o clube duriense ascendeu novamente ao primeiro escalão, mas não conseguiu garantir a manutenção.

Estádio:

O estádio oficial do FC Penafiel é pertença da Câmara Municipal, tendo sido construído a 21 de janeiro de 1934 com o nome de Estádio de Leiras, fruto da sua localização. Após o 25 de abril de 1974 os adeptos solicitaram a alteração do nome e este passou a chamar-se Estádio Municipal 25 de Abril.

O Estádio Municipal 25 de Abril alberga 5300 espectadores e está dotado de balneários, posto médico, salas de apoio, sala e bancada de imprensa, camarotes, bares, loja do clube, bilheteiras, parque de estacionamento, sistema de iluminação artificial e sistema de controlo de entradas.

70 Visualizações 2 Total
70 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo