FC Arouca

O Futebol Clube de Arouca (FC Arouca) é um clube português sediado na cidade de Arouca, em Portugal.

Fundação: 25 de dezembro de 1952

Cidade/país: Arouca, Portugal

Estádio: Estádio Municipal de Arouca

Cor do equipamento principal: camisola amarela, calção azul e meias amarelas

Epíteto: Arouquenses

História:

A história do Futebol Clube de Arouca (FC Arouca) está muito ligada ao FC Porto, tendo sido esta a filial nº40 do clube portuense. Esta conexão justifica-se pela ligação dos arouquenses à zona urbana do Porto. Em 1952, apelidada de Ginásio Clube de Arouca, esta filial teve como sede o segundo piso da antiga Pensão Ferreira Pinho, no centro da vila.

Com o passar dos anos, o clube mudou o nome para FC Arouca e a sua história ficou marcada por um nome: Carlos Pinho. Até ter assumido a presidência do clube, na temporada 2006/2007, o FC Arouca apenas disputou as divisões distritais de Aveiro e foi promovido por duas vezes à 3ª Divisão.

Nascido e criado em Arouca, Carlos Pinho candidatou-se à presidência do clube em 2006/2007 e logo nessa temporada a equipa venceu a I Divisão Distrital da Associação de Futebol de Aveiro e ascendeu à 3ª Divisão, sob o comando de Jorge Gabriel. Novamente com Jorge Gabriel como treinador, na época seguinte, o FC Arouca subiu à Série C da II Divisão B. Entre 2010 e 2011 o clube teve Henrique Nunes como treinador e a 12 de maio de 2011 foi contratado Vítor Oliveira. Foi com Vítor Oliveira que o clube alcançou pela primeira vez o principal escalão do futebol nacional, depois de ter terminado a época 2012/13 em segundo lugar, com 73 pontos.

A primeira experiência dos arouquense na Primeira Divisão foi positiva, tendo terminado o campeonato em 12º lugar, com 32 pontos conquistados e a permanência na mão, sob o comando de Pedro Emanuel. Na época 2014/2015 nova permanência garantida na Primeira Divisão, desta feita no 16º lugar com 28 pontos.

A época 2015/16 é um marco histórico no clube, que conquistou a melhor posição de sempre na Primeira Divisão, um 5º lugar com 54 pontos, garantindo o acesso à Liga Europa. Já na temporada 2016/17, a equipa de Arouca venceu os holandeses do Heracles Almelo na 3ª eliminatória de acesso, mas acabou derrotada no play-off pelo Olympiakos. Apesar da disputa deste play-off na época 2016/17, esta ficou marcada pela descida da equipa à Segunda Divisão, tendo sido despromovida pelo critério de saldo de golos, após ter terminado em igualdade pontual com o Tondela.

Estádio:

Os jogos em casa do FC Arouca são disputados no Estádio Municipal de Arouca, com capacidade para 7000 espectadores. Este estádio localiza-se no vale do Arda, na vila de Arouca e foi inaugurado em 2006 num jogo frente ao FC Porto, numa altura em que a equipa militava na I Divisão Distrital.

Após ter confirmado a subida à Primeira Divisão, o estádio sofreu obras de remodelação e ampliação em 2013. Na altura, as obras incluíram um ginásio, departamento clínico, sala de imprensa, sala de scouting e remodelação dos balneários.

36 Visualizações 3 Total
36 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo