Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Exame Anti-Doping

O Exame Anti-doping é um teste que serve para detetar o uso de doping, ou seja, de substâncias proibidas que melhorem o rendimento dos atletas.

O Exame Anti-Doping é um teste que serve para detectar o uso de doping, ou seja, de substâncias proibidas que melhorem o rendimento dos atletas.

O que é Exame Anti-doping?

O uso de doping no desporto é expressamente proibido, existindo uma lista de produtos ou substâncias que os atletas não podem recorrer sob pena de prejudicar a sua vida e da sua vida desportiva ser suspensa por períodos de tempo ou de forma definitiva. Essa lista é actualizada pela Agência Mundial Anti-doping, órgão que dirige a luta contra o doping a nível internacional.
O Exame Anti-doping trata-se de um teste à urina ou ao sangue ou a ambos em que se procura pela existência de algum tipo de substância ilícita e da quantidade desse produto existente no sangue. Isto porque essas substâncias dopantes fazem com que os atletas consigam um melhor rendimento, ainda que de forma artificial, podendo provocar doenças graves a si mesmo que se podem verificar mais tarde.
A Agência Mundial Anti-Doping indica os procedimentos a ter num exame anti-doping às respectivas autoridades nacionais anti-doping e às autoridades federativas.

O QUE É EXAME ANTIDOPING COMO FUNCIONA

Como funciona o Exame Anti-doping

Normalmente, o exame anti-doping ocorre em duas situações: o mais recorrente é o exame anti-doping acontecer durante as competições oficiais dos desportos, contudo, também existem controlos para o exame anti-doping fora de competição.
Durante as competições, os primeiros três classificados de cada prova ou disciplina, assim como outros atletas de forma aleatória são chamados para uma sala onde decorre a recolha de urina para que o exame anti-doping decorra com sigilo para os intervenientes. Ainda assim, a recolha da urina por parte do atleta tem de ser feita à frente do responsável devidamente identificado que têm de ser do mesmo género para evitar fraudes. Quando o exame anti-doping ocorre fora de competição acontece sem aviso prévio e com esse intuito convencer os mais incautos a não recorrer a substâncias dopantes. Quando é feita a recolha da urina ou do sangue, essas recolhas dividem-se em duas porções: Amostra A e Amostra B que são enviadas para laboratórios devidamente credenciados pela Agência Mundial Anti-Doping.

O QUE É EXAME ANTIDOPING COMO FUNCIONA

Resultados dos Exames Anti-doping

Quando o resultado da Amostra A do exame anti-doping é negativo quer dizer que foi analisado e não foi notada qualquer presença de substâncias proibidas. Caso existam evidências de doping na Amostra A, o atleta, o clube que representa e as autoridades federativas são notificadas do controlo positivo, sendo que podem requerer a análise à Amostra B. Se se confirmar o controlo positivo na Amostra B, o atleta é notificado e as entidades federativas internacionais do desporto desse atleta emitem um parecer que, normalmente, inclui a suspensão temporária ou definitiva desse atleta. Caso não seja detectada nenhuma substância dopante na Amostra B, o ciclista é ilibado e não tem qualquer penalização. Caso o resultado da Amostra B seja inconclusivo, cabe à entidade gestora dos resultados no desporto em causa, decidir se aplica alguma sanção ao atleta.

O QUE É EXAME ANTIDOPING COMO FUNCIONA

Substâncias proibidas no Exame Anti-doping

No exame anti-doping poderá ser detectado vários tipos de substâncias dopantes que estão firmadas numa lista a que todos têm acesso e que é constantemente actualizada. As substâncias de doping podem ser divididas em 4 grupos:
Esteróides Anabolizantes – Servem para aumentar a massa muscular e para diminuir o tempo de recuperação do esforço.
Narcóticos Analgésicos – Permitem reduzir o sentimento de dor ao atleta.
Diuréticos – Servem para acelerar o processo de eliminação de água e de possíveis substâncias dopantes no corpo de forma mais rápida para que não seja detectada a sua utilização.
Estimulantes – Permitem aos atletas eliminar a sensação de fadiga e potencializar o rendimento, agindo directamente no seu sistema nervoso.

47 Visualizações 2 Total
47 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo