Estádio (Desporto)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O que é um Estádio

Em desporto, um estádio (ou estádio desportivo), é um lugar ou recinto de grandes dimensões, destinado a manifestações desportivas. Além do campo de jogo, integram o estádio as bancadas destinadas aos espetadores e diversas infraestruturas de apoio como os balneários para os jogadores, entre outras. Muito estádios possuem diferentes campos de jogos para mais do que uma modalidade – geralmente um deles para uma ou mais modalidades que exigem mais espaço (futebol, basebol, rugby, ou atletismo) e outros para modalidades que exigem menos espaço (geralmente modalidades de pavilhão como o andebol, o basquetebol, futsal, etc.). Devido à grande dimensão do recinto e à grande capacidade para espetadores, muitas vezes os estádios recebem também outros eventos como por exemplo grandes espetáculos musicais.

Em termos históricos, os estádios são um dos tipos de construção mais antigos em todo o mundo. De facto, os primeiros estádios foram construídos na Grécia Antiga há mais de 2.500 anos, já na altura para a prática de espetáculos desportivos e recreativos, entre os quais os Jogos Olímpicos. Na altura eram espaços de formato alongado, construídos junto a morros, de que são exemplo Tebas, Epidauro e Olímpia. Alguns séculos mais tarde, os romanos aproveitaram este conceito de recinto de espetálulos e criaram o circo e o anfiteatro, o primeiro construído em forma de ferradura alongada, destinado a corridas de cavalos, e o segundo em formato redondo ou oval e destinado às lutas de gladiadores. Após a queda do Império Romano, este tipo de recintos desapareceu, sendo de referir apenas os pequenos campos destinados aos torneios medievais. Foram necessários quase 2 mil anos para que voltassem a surgir os grandes recintos para a prática de espetáculos desportivos. Atualmente, qualquer cidade em qualquer parte do mundo, até mesmo as de pequena dimensão, têm o seu estádio, na grande maioria para a prática de futebol. Nos Estados Unidos proliferam os estádios de basebol e futebol americano. Referência ainda para os recintos destinados a outros desportos como o cricket, o rugby, o ténis, ou os desportos motorizados.

148 Visualizações 2 Total
148 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.