Coeficiente de Clubes da UEFA

O Coeficiente de Clubes da UEFA é a forma de cálculo e avaliação do ranking de clubes europeus mediante a sua prestação nas competições europeias

O Coeficiente de Clubes da UEFA determinada o número de lugares destinado a cada federação nas competições europeias, o cálculo é feito a partir dos resultados dos clubes correspondentes à federação (país), nas cinco épocas anteriores.

Sistema de pontuação:

Nos play-offs e pré-eliminatórias, cada vitória representa um ponto, o empate presenta meio ponto. Nas restantes fases da competição europeias, Liga dos Campeões e Liga Europa, cada vitória representa dois pontos e empate um ponto. A qualificação para os oitavos-de-final, quartos-de-final, meias-finais e final da Liga dos Campeões, ou quartos-de-final, meias-finais e final da Liga Europa, rende a cada clube qualificado um ponto extra. A cada equipa qualificada para a fase de grupos da liga dos campeões é atribuído um bónus extra de quatro pontos, mais quatro pela qualificação para os oitavos-de-final.

O cálculo do valor de cada federação futebolística filiada á UEFA é feito através da divisão dos pontos obtidos pelos clubes, pelo número de equipas qualificadas essa época para as duas competições europeias, em adição às quatro épocas anteriores. Em caso de empate entre duas federações, o desempate é obtido a partir da federação que obtiver o melhor resultado na época mais recente.

O Coeficiente de Clubes da UEFA é fundamental para a atribuição de lugares nas competições europeias a cada federação/país, em que fase da prova as equipas entram, e a posição que ocupam nos sorteios da UEFA para a Liga dos Campeões e Liga Europa.

478 Visualizações 2 Total

References:

pt.uefa.com

478 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo