Clube Desportivo de Tondela

O Clube Desportivo de Tondela (CD Tondela) é um clube português sediado na cidade de Tondela, no distrito de Viseu.

Fundação: 6 de junho de 1933

Cidade/país: Tondela, Portugal

Estádio: Estádio João Cardoso

Cor do equipamento principal: camisola com listas amarelas e verdes, calção preto e meias verdes

Epíteto: Tondelenses, auriverdes, beirões

História:

O CD Tondela foi fundado a 6 de junho de 1933 como resultado da fusão de dois clubes recém-formados da então vila de Tondela, o Tondela Futebol Club (com fundação em 1925) e o Operário Atlético Clube (fundado em 1932). Apesar da rivalidade existente entre os dois clubes, as suas direções entenderam promover a fusão, dando origem ao Clube Desportivo de Tondela, que adotou as cores do município – verde e amarelo.

Sete anos após a fundação, o CD Tondela sagrou-se campeão distrital, feito que repetiu na temporada seguinte. As épocas consecutivas foram de conquistas de títulos distritais seguindo o propósito de levar o clube até aos campeonatos nacionais. Esse feito foi atingido apenas na década de 80. Em 1985, o clube sagrou-se campeão distrital e ascendeu pela primeira vez a uma prova da Federação Portuguesa de Futebol – a 3ª Divisão Nacional -, escalão onde permaneceu até 1989.

Em 1994 o clube conquistou a primeira subida à 2ª Divisão Nacional e apenas desceu de escalão em 1997. As épocas seguintes foram complicadas para o clube beirão, com a descida aos distritais em 1999.

O novo milénio trouxe também um novo presidente ao clube – Gilberto Coimbra -, que se mantém ao leme do CD Tondela até aos dias de hoje. Em 2005 o clube conquistou o campeonato distrital da Associação de Futebol de Viseu e a Taça Sócios de Mérito. O clube regressa novamente aos nacionais e em 2009 conseguiu o título de Campeão Nacional da 3ª Divisão. Já na 2ª Divisão Nacional, o clube venceu a Zona Centro na época 2011/2012 e garantiu a subida à Segunda Liga num play-off frente a Varzim e Fátima.

Depois de três épocas consecutivas na Segunda Liga, chegou o grande momento da história do clube, a 24 de maio de 2015, quando o CD Tondela garante em Freamunde a primeira subida ao principal escalão do futebol nacional, conquistando o título de campeão da Segunda Liga.

Estádio:

O CD Tondela disputa os seus jogos no Estádio João Cardoso. Este estádio está incluído num complexo desportivo que engloba dois campos de futebol, um relvado e um sintético, e um pavilhão gimnodesportivo – Complexo Desportivo Estádio João Cardoso.

O estádio do CD Tondela foi inaugurado em 2008  e tem capacidade para 5000 espectadores.

173 Visualizações 1 Total
173 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo