CD Nacional

O Clube Desportivo Nacional (CD Nacional) é um clube português sediado na cidade do Funchal, na ilha da Madeira, em Portugal.

Fundação: 8 de dezembro de 1910

Cidade/país: Funchal, Madeira, Portugal

Estádio: Estádio da Madeira

Cor do equipamento principal: camisola preta com listas brancas e calção preto

Epíteto: Alvinegros, nacionalistas

História:

Com o futebol a tornar-se um desporto cada vez mais apreciado em Portugal Continental no século XX, apenas a comunidade inglesa residente na ilha praticava a modalidade. Rapidamente um grupo de jovens madeirenses descobriu a paixão pelo desporto e começou a organizar partidas no Campo do Brás, em 1908. Com cada vez mais regularidade esse grupo organizou jogos e acabou por ser o fundador do Nacional Sport Grupo, por sugestão de António Figueira, a 8 de dezembro de 1910. O preto e branco foram as cores escolhidas.

As primeira competições começaram a ser disputadas apenas em 1916 e nesse ano o clube alterou a denominação para Grupo Desportivo Nacional. A atual denominação chegou apenas em 1922. É também em 1922 que a equipa de futebol atinge uma posição de destaque nas competições regionais. Em 1923 os dirigentes do clube decidem criar uma equipa de infantis.

Em 1925 o Nacional começa a construir o primeiro estádio do arquipélago: o Campo dos Barreiros, que foi inaugurado em 1927 num jogo frente ao Vitória de Setúbal.

Os primeiros campeonatos da Madeira começam a ser organizados na década seguinte e o CD Nacional conquista-os por três vezes, em 1935, 1937 e 1939. É na temporada 1934/35 que a equipa se estreia no Campeonato de Portugal como representante da Madeira. Nos anos 40 a equipa conquista mais três campeonatos da Madeira consecutivos.

Em 1975/76, após a conquista do Campeonato da Madeira, o Nacional participa no Campeonato Nacional da III Divisão e em 1977/78 ascende à II Divisão. A estreia no principal escalão do futebol nacional aconteceu na época 1987/88. O clube terminou o campeonato na 10ª posição, com 36 pontos, e garantiu a manutenção. O CD Nacional conseguiu manter-se na Primeira Divisão até 1990/91, quando caiu para a Segunda Divisão, onde se foi mantendo até ao início do século XXI.

Com Rui Alves na presidência o clube iniciou a construção de um novo estádio na Choupana, com o objetivo de abandonar o Estádio dos Barreiros. A construção começou em 1998 e o estádio foi inaugurado em 2000.

Só na época 2001/02 é que o Nacional regressou à Primeira Liga. Após um 11º lugar no ano do regresso, o clube consegue a sua melhor classificação na história, um 4º lugar e o apuramento para a Taça Uefa, onde se estreou na época seguinte, a 16 de setembro de 2004, frente ao Sevilha. Em 2005/2006 o clube consegue nova qualificação para a Taça Uefa, sob o comando de Manuel Machado. Na temporada seguinte acabou eliminado pelo Rapid de Bucarest.

Em 2009 o Nacional igualou a sua melhor classificação de sempre na Primeira Divisão e chegou às meias-finais da Taça de Portugal, tendo sido eliminado pelo Paços de Ferreira. Na temporada 2009/2010 disputou a fase de grupo da Liga Europa depois de eliminar o Zenit no play-off de acesso. Contudo, a equipa madeirense não passou desta fase.

Na época seguinte, nova qualificação para a Liga Europa. Depois de ter ultrapassado Hafnarfjordur (Islândia) e Hacken (Suécia), o Nacional acabou eliminado frente ao Birmingham (Inglaterra). A quinta participação europeia dos madeirenses aconteceu na época 2014/15, novamente sob o comando de Manuel Machado. O sorteio do play-off colocou no caminho os bielorrussos do Dínamo de Minsk, que afastaram a equipa portuguesa.

Estádio:

A 16 de novembro de 2007 o CD Nacional inaugurou oficialmente a Cidade Desportiva, um complexo localizado no Sítio da Choupana, no Funchal, que integra um vasto conjunto de infraestruturas desportivas, nomeadamente o Cristiano Ronaldo Campus Futebol, o Campo do Centenário, uma academia de formação e o Estádio da Madeira.

O Estádio da Madeira é o local onde a equipa disputa os seus jogos caseiros, tendo uma capacidade para 5132 adeptos. O Estádio foi inaugurado em 2000 e posteriormente integrado na Cidade Desportiva, quando sofreu uma expansão.

112 Visualizações 2 Total
112 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo