Beckham

David Beckham é um ex-futebolista inglês, terceiro mais internacional de sempre, jogou entre outros no Manchester United, Real Madrid e AC Milan.
É visto como o primeiro futebolista celebridade, é um dos melhores futebolistas ingleses de todos os tempos.

David Robert Joseph Beckham, nasceu em Londres na Inglaterra a 2 de Fevereiro de 1975, é um ex-jogador de futebol. Com uma carreira com passagens por Manchester United, Real Madrid, AC Milan e outros, é visto como um dos melhores marcadores de bolas paradas de sempre.

maxresdefault (1)

Nos dias de hoje o jogador de futebol é visto muito além daquilo que se faz dentro de campo, é visto como uma superestrela, uma máquina de fazer dinheiro nas mais variadas áreas, David Beckham foi provavelmente o pioneiro desta forma de olhar para o jogador de futebol, o estilo, a publicidade, a relação com a comunicação social acompanharam a vida do jogador, principalmente após o casamento com Victória Beckham, na altura integrante da famosa banda Spice Girls, fazendo deles, um dos casais mais solicitados pela comunicação social em todo o mundo.

Apesar de todo o mediatismo em diferentes áreas, é o futebol que faz de Beckham a estrela mundial reconhecida, nasceu em Leytonstone, a norte de Londres, e desde pequeno teve a paixão pelo futebol e pelo Manchester United, influenciado pelos pais, adeptos do clube. Beckham começou a jogar desde pequeno, primeiro no Leyton Orient, depois no Norwich City e no Tottenham Hotspur, até que aos 14 anos, o clube de coração apareceu. Mudou-se para os escalões de formação dos red devils e lá a sua qualidade e a forma de bater bolas paradas começaram a chamar a atenção do treinador, Sir Alex Ferguson que o chamou para a equipa principal. Ainda jovem e com concorrência de peso, a direção do United decidiu empresta-lo meia época ao Preston North End, onde teve oportunidade de jogar com mais regularidade antes de regressar a Old Trafford para se afirmar em definitivo.

Com apenas 21 anos, Beckham tornava-se no maestro do meio campo do Manchester United, numa geração que ganhou o nome de Fergie´s Fledglings, jogadores jovens recrutados por Sir Alex Ferguson para a equipa principal, além de Beckham, Ryan Giggs, Paul Scholes, Nicky Butt e os irmãos Neville começavam ali o seu trajeto, que viria a ser um dos melhores da história do Manchester United. Beckham esteve oito épocas consecutivas em Old Trafford, sempre como um dos pilares da equipa, saindo em 2002 quando já era capitão de equipa, saiu como o currículo recheado, com seis premier leagues, duas FA cup, duas community shield, uma taça intercontinental e uma liga dos campeões.

Beckham já era uma lenda do Manchester United, mas os problemas com Sir Alex Ferguson levaram à saída do clube, anos mais tarde Ferguson chegou a dizer que o problema de Beckham foi o casamento. “Beckham nunca foi um problema até se casar. O casamento levou-o para o mundo do entretenimento que mudou a sua vida, tornou-se uma celebridade e o futebol é apenas uma pequena parte”. O projeto dos galácticos que estava em vigor no Real Madrid convenceu o inglês a mudar-se para a capital espanhola a troco de 35 milhões de euros, o Real ganhou este dinheiro só em publicidade do jogador em menos de um ano, com excursões pela Ásia e América, uma medida que viria a tornar-se constante todas as pré-épocas, não só do clube merengue, como de vários clubes europeus, que viram nos jogos amigáveis pelo mundo uma grande forma de rentabilização.

Se fora de campo Beckham rendeu e muito ao Real Madrid, cerca de 600 milhões de anos em quatro anos, dentro de campo os títulos não corresponderam, no Santiago Bernabéu apenas conseguiu vencer uma liga e uma supertaça de Espanha, deixando o clube em 2007, rumo ao LA Galaxy.

Os Estados Unidos queriam que o futebol ganhasse a mesma notoriedade que desportos como basebol ou basquetebol, para isso contrataram o jogador mais mediático da altura, a partir dali o futebol norte-americano começou a ser notícia em todo o mundo. Beckham esteve 6 anos ligado contratualmente ao LA Galaxy, onde ganhou dois campeonatos norte-americanos, pelo meio, teve dois empréstimos ao AC Milan, nas alturas em que o campeonato americano estava parado. A ligação entre o inglês e o clube norte-americano terminou em 2012, o trabalho de Beckham estava concluído, além de títulos, deu notoriedade do clube e ao futebol no país, abrindo portas a que muitos outros jogadores europeus se seguissem a ir para a liga norte-americana.

Antes de se retirar, Beckham ainda teve uma época no Paris Saint Germain, onde venceu uma liga francesa, retirando-se assim dos relvados como campeão.

Beckham além da celebridade, é um dos maiores futebolistas ingleses de sempre, prova disso é o seu trajeto na seleção dos três leões, onde é o terceiro jogador mais internacional de sempre com 115 jogos, apenas batido por Peter Shilton e Wayne Rooney. Beckham participou em três europeus e dois mundiais, tendo sido o capitão de equipa em 2004 e 2006.

136 Visualizações 1 Total
136 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo