AS Roma

A AS Roma é uma das históricas equipas do futebol italiano, e com um sucesso moderado a nível internacional.

Emblema AS Roma

Emblema AS Roma

Fundação: 7 de Junho de 1927.

Cidade/país: Roma, Itália.

Estádio: Estádio Olímpico de Roma

Cor equipamento principal: Branco e grená.

Principal rival: Lazio de Roma.

Epíteto: La Maggica, Giallorossi.

História:

A AS Roma, Associazione Sportiva Roma, foi fundada a 7 de Junho de 1927 através da fusão de três clubes da capital italiana, Alba Audace, o Roman e a Fortitudo Pro Roma. A sua formação teve como motivação competir com o poderio futebolístico italiano centrado a norte.

Na época de 1941/1942 a AS Roma conquista o seu primeiro troféu de relevo, o campeonato italiano de futebol – o scudetto. A não renovação desta equipa, que tinha uma média de idades alta e a interrupção do campeonato por causa da Segunda Guerra Mundial, retiram hipótese da AS Roma repetir mais sucessos nesta época.

O declínio após a conquista do campeonato acentuou-se com a descida de divisão na época 1950/1951, logo na época seguinte a AS Roma conseguiu a promoção á Série A, onde se manteve até a actualidade.

No início dos anos 60, na época de 60/61 a AS Roma conquista frente ao Birmingham City o seu único troféu internacional, a Taça das Cidades com Feira. A nível interno conquistou a primeira Taça de Itália em 1964 e repetiu a façanha em 1969.

A década de 60 ficou igualmente marcada pelos problemas financeiros do clube, que impossibilitaram o pagamento de salários, dívidas fiscais e quase levaram o clube à falência. De forma a contrariar as adversidades financeiras, a AS Roma passou a estar cotada em bolsa, desta forma era injectado dinheiro no clube em forma de acções, alguns dos melhores jogadores da equipa tiveram que ser vencidos de forma a angariar receitas e reduzir as despesas com pessoal.

Os 70 foram de reestruturação e estabilização do clube, nenhum troféu foi conquistado, mas serviu de antecâmera para os sucessos dos anos 80, com a reconquista do scudetto em 1983, e conquista de quatro taças, 81, 82, 84 e 86.

A nível internacional os romanistas conseguiram a classificação para a Taça dos Campeões Europeus de 83/84 em virtude do campeonato conquistado em 83, atingiriam a final, mas seriam derrotados nos penaltis pelo Liverpool, no seu próprio estádio, o que ainda hoje provoca uma forte amargura nos adeptos romanos.

Os anos 90 trouxeram apenas a vitória na Taça de Itália em 1991, mas viram nascer para o futebol, aquele que por ventura será a maior lenda da história do clube – Francesco Totti, apelidado na altura de bambino d’oro.

Tornou-se um símbolo inquestionável do clube, ainda hoje faz parte do plantel, é conhecido como o Eterno Capitão, o seu amor incontestável ao clube já lhe garantiu um lugar na história como o melhor marcador da história do clube (300 golos), e como o jogador que mais vezes alinhou pelo clube (747). Durante a sua carreira, o amor que tinha pelo clube fez com que rejeitasse propostas de clubes de maior dimensão como o Real Madrid, ajudou na conquista do scudetto de 2001 e das taças de 2007 e 2008.

A paixão dos adeptos romanistas é conhecida, a simbiose criada entre o clube e as classes mais humildes da cidade vem da ligação estreita estabelecida entre o clube e a história imperial de Roma, como o emblema da AS Roma ilustra bem. O hino da Roma é reconhecido mundialmente – Roma, Non Si Discute, Si Ama.

Títulos e estatísticas:

  • Campeã italiana por três vezes: 1942, 1983 e 2001.
  • Vencedora Taça de Itália por 9 vezes: 1964, 1969, 1981, 1982, 1984, 1986, 1991, 2007, 2008
  • Vencedor Supertaça Italiana: 2001 e 2007.
  • Vencedora Séria B: 1952.
  • Vencedor Taça das Cidades com Feira: 1961.
685 Visualizações 4 Total

References:

http://www.asroma.com/en

http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=72

685 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo