Alessandro Nesta

Alessandro Nesta é um ex-futebolista italiano, actuava como defesa central e destacou-se na Lazio e no AC Milan. Sagrou-se campeão do mundo em 2006, pela selecção de Itália.
Após o abandono dos relvados começou uma carreira de treinador, tendo orientado entre 2016 e 2017 o Miami FC.

Alessandro Nesta nasceu na capital de Itália, Roma, a 19 de Março de 1976, é um ex-futebolista, considerado um dos grandes defesas centrais da história do futebol. Teve uma carreira com grande destaque na Lázio e no AC Milan, retirou-se dos relvados em 2015 e é actualmente treinador do Miami FC.

NESTA

Filho de um apaixonado por futebol e pela Lazio, Nesta seguiu a paixão do pai e começou a jogar futebol no clube da capital italiana aos 9 anos de idade onde fez toda a sua formação. Ao longo do tempo que passou na academia laziale, Nesta passou por diversas posições no campo até se fixar em definitivo como defesa central. Foi nessa posição que chegou à equipa principal a 13 de Março de 1994, numa partida a contar para a Serie A frente à Udinese, Nesta entrou a 10 minutos do final da partida que acabou empatado a 2. Com o final da época, o treinador que lançara Nesta, Dino Zoff abandonava o clube e era substituído por Zdenek Zeman. Sob o comando do novo timoneiro, Nesta passou a fazer parte definitivamente da equipa principal. Na temporada 1997/98, já sob o comando de Sven Goran-Eriksson, com apenas 21 anos foi nomeado capitão de equipa, estatuto que manteve até abandonar o clube. Nesta esteve na formação principal laziale cerca de 9 temporadas, realizou 261 jogos e 3 golos. Fez parte de uma das melhores fases da história do clube, o que se reflectiu também nos títulos conquistados, com uma taça das taças, uma supertaça europeia, duas taças e duas supertaças italianas, no entanto, o ponto mais alto aconteceu na temporada 1999/00, com a conquista da Serie A, apenas a segunda em toda a história do clube.

Dentro de campo os laziale tinham motivos para sorrir, mas fora de campo a situação era bastante diferente, graves problemas financeiros obrigaram o clube a vender as principais estrelas da companhia, entre eles, o capitão de equipa Nesta, que em 2002, após três época consecutivas a ser considerado o melhor defesa do campeonato, foi vendido ao AC Milan por 30 milhões de euros.

Em Milão, Nesta manteve o nível exibicional de excelência, acompanhado por Cafú, Maldini, Seedorf, Shevchenko e outros formou uma equipa de sonho, que logo na época de estreia venceu a liga dos campeões. Esteve dez anos em San Siro, onde se sagrou duas vezes campeão italiano, venceu ainda uma taça e duas supertaças italianas, um campeonato do mundo de clubes, duas supertaças europeias e duas ligas dos campeões. Foi ainda escolhido por duas vezes para o melhor 11 do ano da FIFA. A regularidade foi sempre sinónimo da carreira de Nesta, no entanto, na temporada 2008/09 uma grave lesão nas costas fez com que falhasse toda a época, foi a única lesão grave em toda a sua carreira.

Esteve no AC Milan até 2012, após 10 anos e 326 jogos pelos rossoneri, abandonou o clube e o país, partindo na primeira aventura no estrangeiro ao rumar ao Canadá, para actuar no Impact Montréal. Esteve no clube durante duas temporadas, fazendo um total de 34 jogos, venceu o título de Canadian Championship, o equivalente à taça do país. Antes de se retirar dos relvados, Nesta ainda realizou uma temporada na Índia, no Chennaiyin FC, acabando por se retirar em 2015.

Ao serviço da selecção italiana, Nesta também se destacou como um dos melhores de sempre na sua posição, estreou-se pela squadra azzurra a 5 de Outubro de 1996 numa partida frente à Moldávia, esteve presente em três europeus e três mundiais, tendo vencido o último, na Alemanha em 2006, sagrando-se campeão do mundo de selecções. Retirou-se com um total de 78 internacionalizações.

Após o adeus aos relvados, Nesta dedicou-se a uma carreira de treinador, em 2016 assumiu o cargo do Miami FC, onde permaneceu duas temporadas, demitiu-se do clube no final de 2017, com uma percentagem de vitórias inferior a 50%

128 Visualizações 1 Total
128 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo