Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Agência Mundial Anti-Doping

A Agência Mundial Anti-Doping, mais conhecida pela sigla em inglês (WADA), é o organismo responsável em todo o mundo pelo combate à utilização de doping no desporto.

A Agência Mundial Anti-Doping, mais conhecida pela sigla em inglês (WADA), é o organismo responsável em todo o mundo pelo combate à utilização de doping no desporto.

agencia mundial anti doping wada ama

História da Agência Mundial Anti-Doping

O Caso Festina abalou o mundo do desporto e do ciclismo, em particular, já que foram vários atletas, dirigentes e responsáveis detidos por causa do uso de substâncias dopantes e daí se tirou a conclusão de que teria de existir um maior controlo na luta pelo doping. Logo no inicio do ano de 1999, foi assinada a Declaração de Lausanne em que existia um compromisso de criação de um organismo independente que zelasse por um desporto livre de doping, a que se viria a chamar Agência Mundial Anti-Doping. Assim sendo, a 10 de Novembro de 1999, a Agência Mundial Anti-Doping foi criada com o intuito de promoção, coordenação e monitorização da luta contra o doping. É responsável pelo Código Mundial Anti-Doping, utilizado por mais de 600 autoridades desportivas. Metade do seu orçamento anual advém do Comité Olímpico Internacional, sendo que a restante metade são contribuições dadas pelas várias autoridades nacionais e desportivas. Inicialmente, o seu quartel-general estava localizado em Lausanne mas desde 2002 encontra-se na cidade de Montreal, no Canadá.

agencia mundial anti doping wada ama

Organização da Agência Mundial Anti-Doping

A Agência Mundial Anti-Doping é composta por um Comité Executivo, um Comité de Fundadores e um conjunto de outros comités mais específicos que trabalham para o bom funcionamento da organização. O Comité de Fundadores é o órgão que toma as decisões e é composto por 38 elementos, com distribuição igualitária entre elementos do Comité Olímpico Internacional e elementos de várias autoridades governamentais. O Comité Executivo é o órgão regulador de toda a actividade anti-doping, onde se inclui o presidente da instituição. Os restantes comités servem, sobretudo, como consultadoria ou gestão dos serviços da Agência Mundial Anti-Doping. Entre as principais responsabilidades da Agência Mundial Anti-Doping prende-se com acreditação de laboratórios para as respectivas análises dos exames anti-doping, elaboração e regulação do Código Mundial Anti-Doping e Elaboração e Actualização da lista de substâncias proibidas.

agencia mundial anti doping wada ama

Presidentes da Agência Mundial Anti-Doping

A Agência Mundial Anti-Doping só teve três presidentes ao longo da sua existência. Dick Pound foi o primeiro presidente deste organismo internacional, estando na liderança até ao ano de 2007. O seu sucessor foi John Fahey que liderou a Agência Mundial Anti-Doping entre 2008 e 2013. Desde 2014 até aos dias de hoje, a Agência Mundial Anti-Doping ou WADA é presidida pelo britânico Craig Reedie.

50 Visualizações 1 Total
50 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo