Wrestling

O wrestling mistura vários tipos de combate com interpretação teatral. As lutas costumam ser coreografadas (como se de um bailado se tratasse) e os resultados são pré-determinados, já que o objectivo final é entreter o público presente na arena e em casa.

O wrestling teve origem nos circos e nos carnavais americanos do século XIX. Este tipo de luta, que representa uma demonstração de atletismo e força, mistura diferentes formas de luta, desde a tradicional luta greco-romana ao parkour.

O wrestling tem bastantes praticantes nos Estados Unidos, México, Japão e Reino Unido. Nestes países podem ser encontradas algumas das maiores empresas mundiais (como a WWE, AAA, NJPW ou Rev Pro). Nos Estados Unidos e no México os lutadores (também conhecidos como luchadores, no México) são grandes celebridades. Devido ao grande mediatismo que este desporto tem, já foram realizados vários documentários e filmes sobre os seus bastidores.
Os lutadores quando acabam as suas carreiras nos ringues costumam continuar na ribalta como actores (The Rock ou John Cena), políticos (Antonio Inoki) ou abraçam uma outra carreira num outro desporto (como CM Punk que depois de deixar o pró-wrestling começou a praticar MMA).
O wrestling é uma indústria que movimenta muito dinheiro graças à venda de bilhetes ingressos, transmissões televisivas, pay-per-views, produtos da marca e DVDs. A empresa que mais vende e a mais poderosa do mundo é a WWE, que é pertencente a Vince McMahon.

Para se ganhar uma luta de wrestling, o lutador pode recorrer às seguintes tácticas: Pinfall (os ombros do oponente devem estar no chão pelo período de tempo determinado nas regras), Knock Out (este acontece quando o oponente fica impossibilitado de se levantar em um período específico de tempo. Na WWE, os árbitros levantam a mão de um wrestler três vezes e se ela cair é porque o lutador não está em condições para continuar o combate), Submission (quando o oponente é obrigado a desistir), Desqualificação (quando é utilizado algo de ilegal na luta. Na maioria das promoções se uma luta termina assim e se o cinturão estiver a ser discutido, este não poderá mudar de mãos) ou Countout (quando o oponente fica muito tempo fora do ringue).

Um wrestler não pode socar o oponente com a mão fechada ou chutá-los com a ponta da bota. Morder não é permitido, nem atacar os olhos do oponente. Quando um wrestler faz isso é chamado pelo árbitro.
Todas as lutas devem ter um árbitro (ou mais) e por mais que as lutas sejam encenadas, os árbitros é que devem declarar os falls e as desqualificações. Isto permite que os personagens heels (os maus) ganhem vantagem distraindo ou nocauteando o árbitro para criarem heat (reações) junto do público, que normalmente está ao lado dos Baby faces (os bonzinhos).

214 Visualizações 8 Total
214 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo