Karaté

O karaté é uma arte marcial japonesa, inserida nos desportos de combate, desenvolvida a partir de uma arte marcial indígena, conhecida por Okinawa-té, sob a influência da arte da guerra chinesa, das lutas tradicionais japonesas e das disciplinas guerreiras japonesas.

O karaté é uma arte marcial japonesa, inserida nos desportos de combate

O karaté é uma arte marcial japonesa, inserida nos desportos de combate

O karaté caracteriza-se por combinar golpes como socos, pontapés, bofetadas, joelhadas e outros movimentos, sendo que também são usadas técnicas de defesa, como o bloqueio do ataque do oponente ou a imobilização. Este desporto é, acima de tudo, uma técnica de autodefesa e não apenas um desporto de ataque.

O termo “karaté” é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”, estando associado ao facto de o praticante usar apenas armas de combate naturais, como sejam a visão, as mãos, os braços, o corpo, os pés e a inteligência.

História

O karaté surgiu em Okinawa, uma província japonesa que engloba mais de 150 ilhas, e as suas origens remontam ao século XV, durante o império do rei Sho Hashi. Este desporto começou por ser uma luta secreta por causa da influência dos senhores feudais japoneses, que tinham conquistado a ilha e tinham proibidos os habitantes deu utilizar qualquer tipo de armas. Perante esta proibição, os locais criaram uma nova técnica de combate desarmado, conhecida como “Okinawa-té” que, em suma, era uma técnica de combate desarmado cuja característica era a utilização das mãos e dos pés como arma de combate.

No final do século XIX, o estilo de luta nascido em Okinawa passou a ser uma arte marcial que trabalhava e desenvolvia o caráter e o físico dos praticantes. Perante a necessidade de algumas melhorias, o treino passou a incluir também as técnicas de luta chinesas Kihon, Kata e Kumite, dando origem ao karaté atual.

No início do século XX, em 1902, o karaté tornou-se um desporto oficial e deixou de ser visto apenas como um meio de autodefesa, passando a ser praticado um pouco por toda a província de Okinawa, o que atraiu cada vez mais praticantes.

Em 1912 o karaté passou a ser ensinado na marinha imperial e uma década depois realizou-se o primeiro evento nacional em Tóquio, o que permitiu a difusão à escala mundial. Em maio de 1949, discípulos de Funakoshi criaram a Associação Japonesa de Karaté, cujo principal objetivo era promover o desporto pelo mundo.

O karaté figurou como desporto de demonstração nos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004. Em 2016 o Comité Olímpico Internacional aprovou o karaté como modalidade olímpica para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020.

Benefícios da prática

De entre os principais benefícios da prática de karaté, é importante realçar:

  • Auxílio na perda de peso
  • Aumento da resistência
  • Desenvolvimento da capacidade cardiovascular
  • Melhoria da saúde muscular
  • Melhoria do sistema ósseo
  • Aumento da coordenação motora e dos reflexos
  • Auxílio na correção da postura
  • Melhoria da autoestima
  • Melhor compreensão de princípios como a disciplina, a persistência e a liderança
  • Melhoria da concentração
98 Visualizações 1 Total
98 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo