Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Judo

Judo é uma arte marcial categorizada como desporto de combate que incite ao desenvolvimento de técnicas de defesa pessoal, aliadas ao desenvolvimento físico e mental.

Judo é uma arte marcial categorizada como desporto de combate que incite ao desenvolvimento de técnicas de defesa pessoal, aliadas ao desenvolvimento físico e mental.

Jigoro Kano foi o responsável pelo nascimento desta modalidade em 1882. Professor de educação física e importante mentor da disciplina do jiu-jitsu, aproveitou-se do seu vasto conhecimento das técnicas e golpes das artes marciais para agrupar no judo. Ao contrário do jiu-jitsu, o Judo tinha regras mais estritas e de mais fácil e cómoda aprendizagem para que se tornasse uma forma de defesa pessoal mais globalizada, aumentando a auto-confiança dos praticantes, numa base de desenvolvimento do físico e da mente, superando as suas próprias limitações. Enquanto o jiu-jutsu justificava a sua essência com a disputa de um combate puro e duro entre os praticantes em que só contava a vitória, a existência do Judo contrariava essa máxima em que o desporto serviria primeiro para a prática do exercício físico e desenvolvimento humano e só depois num conceito de não resistência, serviria para controlar e vencer o adversário num contexto de defesa e não de agressividade competitiva.

No ano de 1882, o professor Jigoro Kano inaugurou a sua primeira escola de Judo denominada Kodokan, nos arredores de Tóquio. A escolha dos nomes para a modalidade e para a escola resultaram numa fundamentação de que a prática é o caminho, a via para o desenvolvimento pessoal. Assentava em três princípios fundamentais, como o Principio da Máxima Eficiência, o Principio da Prosperidade e Benefícios Mútuos e Principio da Suavidade. Além dos três princípios que regem o Judo, a disciplina contempla duas graduações entre os estreantes (kyu) e os peritos (dan), aos quais são atribuídos cintos de determinada cor mediante critérios de treino, idade, carácter, capacidade técnica e comportamento. Os praticantes graduados de Kyu têm seis cintos de cores distintas começando no cinto branco, passando depois para o amarelo, laranja, verde, azul e castanho. Isto é assim em Portugal, não sendo igual noutros países do mundo. Depois do castanho, pode passar para cinturão preto, sendo distinguido com o grau de Dan. Como Dan, existem 10 graus, sendo que os cinco primeiros são de cinturão preto, seguido do cinturão cinzento que vai do sexto Dan até ao oitavo e os dois últimos graus que são os mais elevados graus no Judo são cinturão vermelho.

Num combate de Judo, seja à entrada como à saída do Tatami, os praticantes têm que fazer uma saudação de respeito ao seu adversário e árbitros presentes. No decorrer do mesmo, os praticantes podem vencer um encontro através de três tipos de pontuação. A mais baixa, o Yuko, equivale a um terço de ponto e é atribuída quando o adversário cai de lado ou quando este está imobilizado entre 10 a 14 segundos. Segue-se o Wazari, que é a imobilização do adversário entre 15 e 19 segundos ou quando o adversário cai de costas no chão mas quando a técnica de imobilização ficou incompleta. O Wazari vale metade de um ponto e a última escala de pontuação é o Ippon que vale um ponto e atinge-se se o adversário ficar imóvel 20 segundos ou se cair de costas depois de uma técnica perfeita de estrangulamento ou chave de braço. Além das pontuações, existem dois níveis de penalizações a ser atribuídas. Um shido que é uma infracção leve das regras e o Hansoku-Make é uma infracção grave das regras. No que diz respeito ao Shido, o primeiro que o atleta levar é um aviso, o segundo que levar atribui um Yuko ao adversário e o terceiro significa um Wazari para o oponente. Um quarto Shido leva a um Hansoku-Make que vai atribuir uma desqualificação ao atleta. A quantidade de penalizações serve como fórmula de desempate caso o combate esteja empatado e no caso de Golden Score, o primeiro que sofrer uma penalização ou que fizer um ponto, ganha o encontro. Para que os encontros decorram entre um grau de equilíbrio existem categorias de peso, tanto para as mulheres como para os homens. Para as mulheres, existem desde os menos 48 quilos até aos mais de 78 quilos e nos homens existem várias categorias entre os menos de 60 quilos e os mais de 100 quilos. Desde 1964 que o judo é uma das modalidades que compõem os Jogos Olímpicos, tendo Portugal conquistados duas medalhas de bronze por Telma Monteiro e Nuno Delgado.

235 Visualizações 1 Total
235 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter