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Esgrima

Esgrima é um desporto olímpico em que consiste tocar no adversário com uma espada sem que seja tocado pela do adversário.

Esgrima é um desporto olímpico em que consiste tocar no adversário com uma espada sem que seja tocado pela do adversário.

A Esgrima vem dos tempos da Idade Média, sendo uma das disciplinas que compõem os Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição em 1896. Isto no que diz respeito à parte masculina, porque no feminino ocorreu apenas em 1924. Cada vez que os praticantes entram na pista têm de se cumprimentar com as suas armas e depois cumprimentam os árbitros e os assistentes, colocam a máscara e depois entram em acção. Divide-se em três categorias: a espada, o florete e o sabre. Vamos aprender a distingui-las. Com a espada, pode-se atingir todo o corpo do adversário pelo que das três é a mais eficaz para atletas mais altos que podem não ser tão ágeis e tende a optar-se por um postura mais vertical, mais agressiva visto ser possível tocar em qualquer parte. Tem a lâmina mais dura das três produzindo um toque forte e pontiagudo sobretudo se ocorrer na zona da máscara do adversário. Em caso de toque simultâneo, não existe frase d´armas, ou seja, não existe prioridade de ataque em que ambos ganham um ponto. O Florete é a disciplina mais comum entre os praticantes de Esgrima, sendo que a arma é mais leve e flexível do que a Espada e apenas se pode tocar com a ponta da arma no torso e em parte do pescoço do adversário. A arma de florete é a que tem a pega mais desprotegida, ao contrário da Espada, onde se protege a totalidade da mão visto ser uma zona válida e do Sabre que contempla uma protecção da mão e de parte do braço. Há mais estratégia em volta do Florete, exigindo maior flexibilidade e agilidade tanto a nível físico como a nível emocional, onde convém que o atleta tenha um bom equilíbrio emocional e um excepcional tempo de reacção e leitura de movimentos do adversário. Por último, a disciplina do Sabre é a arma mais flexível de todas sendo que se pode tocar em qualquer parte da cintura para cima do adversário, menos nas mãos e na nuca. Exige uma maior disponibilidade física por parte dos praticantes, sobretudo, no que toca à velocidade porque a arma sendo tão flexível e sendo possível tocar tanto com a ponta como com a lâmina consegue-se com mais facilidade tocar no adversário e, por isso, quanto mais ágil melhor para se defender ou atacar mediante a situação. Ao contrário da Espada, no Florete e no Sabre existe a frase d´armas, ou seja, quem ataca primeiro tem direito a ganhar o ponto em primeiro lugar mas se falhar o ataque ou se errar, o direito de passagem passa para o adversário. Não há lugar para a pontuação se houver toques simultâneos sem prioridade estabelecida. Na parte da qualificação, o vencedor é o primeiro que atinja os cinco pontos ou o que tiver mais pontos ao fim de três minutos. No quadro eliminatório, o primeiro a atingir os 15 pontos ou o que tiver mais pontos ao fim de nove minutos vence. No que toca à vestimenta da Esgrima, os praticantes devem usar Jaqueta, Luvas, Fios Eléctricos, Mastron, Calça, Máscara e Arma, sendo que nas mulheres ainda existe uma protecção específica para os seios. Os fios eléctricos facilitam a percepção de toque ou não, sobretudo no Florete e no Sabre onde as áreas são mais pequenas e as armas são mais flexíveis e por isso de mais difícil percepção aos árbitros e aos assistentes. A pista tem catorze metros de comprimento e mais dois metros em cada lado como segurança para os atletas sendo que se algum deles ficar para trás de todo esse comprimento, incluindo, o de segurança, perdem um ponto em favor do adversário.

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