Boxe

O boxe, também conhecido como pugilismo, é um desporto de combate em que os lutadores utilizam apenas os punhos, tanto para defesa como para ataque.

No boxe os pugilistas são divididos por categorias, segundo o seu peso. A pesagem oficial é realizada um dia antes do combate. Atualmente existem 17 categorias no boxe profissional e 11 no boxe amador.

A prática de pugilismo remonta à Grécia Antiga

A prática de pugilismo remonta à Grécia Antiga

História

A prática de pugilismo remonta à Grécia Antiga, ao século VIII a.C. Nessa altura, os concorrentes envolviam os dedos em tiras de couro e apenas se atacavam com os punhos, não existindo assaltos nem categorias baseadas no peso dos atletas. O confronto terminava quando um dos atletas ficava inconsciente ou desistia.

Quando surgiu oficialmente, em Inglaterra, nos séculos XVIII e XIX, o boxe era praticado com as mãos nuas e, por isso, as lutas tinham alguma brutalidade. Em 1867 o boxe sofreu algumas mudanças, com a formulação das Regras de Queensberry que, oficialmente, deram início ao que hoje se chama de boxe moderno. Em traços gerais, as Regras de Queensberry definiram que as lutas decorrem num ringue apropriado, que existe um árbitro a mediar o combate e que cada combate é composto por rounds/assaltos de três minutos separados por um intervalo de um minuto. Foi também definido o uso obrigatório de luvas. Estas regras entraram em vigor em 1872.

Nas Olimpíadas Modernas o boxe foi considerado uma modalidade de competição em 1904, em St. Louis, e desde então tem sido praticado em todas as edições, com exceção dos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo.

Golpes

Na prática de boxe destacam-se os seguinte golpes:

  • Jab – golpe frontal com o punho que está à frente na guarda
  • Direto – golpe frontal com o punho que está atrás na guarda
  • Cruzado – golpe lateral para acertar a lateral do oponente
  • Hook – golpe desferido em movimento curvo
  • Uppercut – golpe desferido de baixo para cima com o objetivo de atingir o queixo do oponente

Os golpes baixos, ou seja, golpes abaixo da linha de cintura, não são permitidos. Se um lutador executar um desses golpes é advertido e, em caso de reincidência, poderá ser eliminado.

161 Visualizações 1 Total
161 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo