Artes Marciais

As artes marciais são um desporto de combate que agrega diferentes disciplinas físicas e mentais, divididas em graus, mas que têm como objetivo último que os seus praticantes se possam defender ou submeter o adversário mediante a utilização de técnicas.

As artes marciais implicam um treino de combate que não recorre a armas de fogo ou outros dispositivos, sendo praticadas enquanto treino militar, policial, de defesa pessoal e como desporto de combate.

A origem das artes marciais remete para a origem da civilização

A origem das artes marciais remete para a origem da civilização

História

A origem das artes marciais remete para a origem da civilização, uma vez que desde sempre a Humanidade procurou formas de combater a cobiça, a inveja e a agressão. Escavações arqueológicas e pesquisas históricas permitem perceber que o kung fu já existia na China há mais de 5000 anos e, portanto, ao longo da história os conhecimentos foram-se expandindo por toda a Ásia, nomeadamente pelo Japão e Coreia, que também têm fortes tradições em artes marciais. Esta atividade visava essencialmente a utilização de técnicas de defesa e de imobilização de agressores.

Apesar da origem da técnica remeter para a Ásia, o termo “artes marciais” refere-se à arte da guerra, tendo origem ocidental e latina. Marte era o deus romano da guerra e, na mitologia grega, era chamado de Ares. Assim, segundo a mitologia romana, as artes marciais são as artes militares ensinadas aos Homens. Ao longo do anos as técnicas foram-se aperfeiçoando e atualmente as artes marciais compreendem um conjunto de movimentos, tipos e técnicas diferentes.

Tipos de artes marciais

Existem dezenas de artes marciais organizadas segundo os estilos de luta e as suas regiões de origem. As dez artes marciais mais populares no mundo atual são:

  1. Jiu-jitsu
  2. Kung Fu
  3. Muay Thai
  4. Karaté
  5. Capoeira
  6. Judo
  7. Taekwondo
  8. Boxe
  9. Ninjutsu
  10. Artes Marciais Mistas

Benefícios da prática

Sendo todas diferentes, as artes marciais têm diferentes benefícios e vantagens para os seus praticantes. Contudo, alguns dos benefícios são transversais, destacando-se:

  • Melhoria da agilidade
  • Aumento da flexibilidade
  • Aumento da resistência
  • Melhoria do sistema cardiovascular
  • Fortalecimento de vários grupos musculares em simultâneo
  • Diminuição do sedentarismo
  • Maior sensação de segurança e defesa pessoal
  • Melhoria da coordenação motora
  • Desenvolvimento de características como paciência, disciplina e respeito pelo próximo
  • Diminuição do stress
144 Visualizações 1 Total
144 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo