Artes Marciais Mistas

As artes marciais mistas, mais conhecidas pela sigla MMA, do inglês Mixed Martial Arts, são um desporto de combate integrado nas artes marciais que inclui golpes de combate em pé e técnicas de lutas no chão.

As Artes Marciais Mistas incluem golpes de combate em pé e técnicas de lutas no chão

As Artes Marciais Mistas incluem golpes de combate em pé e técnicas de lutas no chão

Este desporto pode ser praticado como desporto de contacto de forma regular ou num torneio no qual os dois concorrentes se tentam derrotar um ao outro. As artes marciais mistas utilizam várias técnicas permitidas nas artes marciais, como golpes que usam os punhos, pés, cotovelos e joelhos, mas também técnicas de imobilização, nomeadamente lances e alavancas. Apesar de terem origem na luta livre, as MMA combinam técnicas de vários desportos de combate, como o Muay-thai, o Karaté, o Boxe, o Judo e o Jiu Jitsu brasileiro.

História das Artes Marciais Mistas

As artes marciais mistas modernas têm as suas raízes associadas ao Vale-Tudo, um desporto de combate de contacto muito popular no brasil. Tal como nas MMA, no Vale-Tudo são usadas técnicas das artes marciais e o número de regras estabelecidas é muito reduzido, sendo que as pouco existentes visam preservar a integridade física dos lutadores.

A expressão “mixed martial art” foi utilizada pelo crítico de televisão Howard Rosenberg que, em 1993, a usou para descrever o primeiro evento da Ultimate Fighting Championship (UFC), promotora de MMA. O desporto foi conquistando popularidade entre os fãs de luta livre e Jeff Blatnick e John McCarthy, da UFC, propuseram o uso do termo nos eventos oficiais da UFC.

O primeiro evento de MMA aconteceu na cidade de Biloxi, no Mississippi, em agosto de 1996. Para regular o evento foi criado um conjunto de regras, adaptadas das normas usadas no Kickboxing, que permitiam take downs e lutas no chão. Estas primeiras regras foram fundamentais para definir muitas das características atuais das artes marciais mistas, nomeadamente as faltas, a superfície de combate e o uso de uma jaula, uma imagem de marca da modalidade.

Hoje em dia, a UFC é a maior e mais importante promotora de MMA, organizando anualmente cerca de 40 eventos em todo o mundo.

Regras das MMA

Quase todos os organismos oficiais associados às MMA, nomeadamente a UFC, regem-se pelas Unified Rules of Mixed Martial Arts, um conjunto de regras definido em 2000 pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia.

Antes dos combates, os lutadores são divididos por categorias de peso, semelhante ao que acontece noutros desportos de combate. Um combate de MMA é composto por rounds de cinco minutos. Nas competições, as lutas não podem exceder os cinco rounds e nos combates que não são para título o máximo é de três. Os lutadores devem utilizar calções, luvas, boquilha (proteção dental), coquilha (proteção genital) e não podem usar qualquer tipo de calçado. Uma das regras mais comuns das lutas de MMA é que no caso de os lutadores não demonstrarem agressividade ou combatividade, serem advertidos e a luta reiniciada.

Nas MMA é proibido:

  • Cabeçadas, dedo no olho, morder, puxar o cabelo, beliscar, arranhar e cuspir no adversário;
  • Ataque à boca do adversário com a mão, à zona genital ou aos rins com o calcanhar;
  • Enfiar o dedo em qualquer orifício, corte ou laceração e manipular as articulações pequenas do adversário;
  • Ataques à coluna ou parte de trás da cabeça, golpear de cima para baixo utilizado o cotovelo ou qualquer tipo de ataque à garganta;
  • Chutar ou atingir com o pé ou a perna a cabeça do adversário que está no chão;
  • Chutar ou atingir com o joelho a cabeça do adversário que está no chão;
  • Arremessar o adversário de cabeça no chão ou atirá-lo para fora do ringue;
  • Segurar o calção ou as luvas do adversário ou agarrar a grade;
  • Usar linguagem imprópria ou abusiva;
  • Desrespeitar as instruções do árbitro;
  • Atacar o adversário nos intervalos;
  • Utilizar substâncias escorregadias no corpo;

Competições de Artes Marciais Mistas

Entre os principais torneios de artes marciais mistas destacam-se:

  • UFC – é o mais antigo, popular e o maior torneio de MMA do mundo, criado em 1993 por Rorion Gracie e Robert Meyrowitz. É uma das principais marcas de eventos desportivos norte-americanas. Tem como principais estrelas Anderson Silva, Georges St-Pierre e Conor McGregor.
  • Affliction – criado em 2008, teve apenas duas edições mas tem conquistado força. Fedor Emmelianenko é a principal figura.
  • Dream – também foi criado em 2008 e realiza-se no Japão. Conta com grandes lutadores e concorre com o UFC.
  • Sengoku – data de 2007 e é o segundo maior torneio japonês, organizado pela World Victory Road.
167 Visualizações 1 Total
167 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo