Björn Borg

Björn Borg foi um tenista profissional sueco, antigo número 1 do ranking ATP e, a par do suíço Roger Federer, o recordista de títulos consecutivos do torneio Grand Slam de Wimbledon.

Infância de Björn Borg

Björn Borg nasceu a 6 de junho de 1956, em Estocolmo, capital da Suécia, e após uma paixão inicial pelo hóquei em gelo, modalidade de grande importância no seu país, aos nove anos desenvolveu uma paixão pelo ténis quando o pai ofereceu-lhe uma raquete ganha num torneio de pingpong.

Rapidamente captou a atenção do treinador Stefan Rosberg, que também orientou Stefan Edberg (outro antigo número 1 mundial), tendo vencido o primeiro aos 11 anos e, com 13, venceu o Campeonato Nacional Sueco de Juniores, tanto na vertente de sub-13, como na dos sub-14.

Por esta altura, com perspetivas de desenvolver mais tarde uma carreira profissional, o tenista desistiu da escola e optou por ingressar num modelo de treino diário, que lhe ocupava a maior parte do tempo.

Ingresso no ténis profissional

Depois de, com 15 anos, ter participado na Taça Davis (maior evento de ténis em termos de seleções) pela Suécia, tendo vencido todos os jogos em que participou, Björn Borg venceu o torneio de Wimbledon, na vertente júnior, em 1972.

O tenista sueco tornou-se profissional na época seguinte (1973) e em 1974, com apenas 17 anos, venceu o Open de Roland Garros, um Torneio Grand Slam (os mais importantes a nível da modalidade), estabelecendo um novo recorde, tornando-se o jogador mais jovem de sempre a vencer o torneio francês. Na época, o estilo de jogo de Björn Borg era inovador e atrativo. Em campo, o sueco ficava regularmente no fundo do court, optando por uma tacada de esquerda a duas mãos e um topspins fortes e rasgados, criando muitas dificuldades de resposta aos adversários.

A sua frieza em campo deu origem a uma alcunha que ainda o acompanha nos dias de hoje – “Iceborg”.

Número 1 mundial e Recordista de Wimbledon

Depois de, em 1975, vencer novamente o Open de Roland Garros, falhou o tri no ano seguinte, sendo que vingou-se posteriormente, entre 1978 a 1981, quando consegui igualar o recorde vitórias consecutivas do torneio – 4 – recorde esse que pertencia a Paul Aimé (1987-2000). Assim, tornou-se no primeiro tenista do século XX a consegui-lo e só no século seguinte o seu recorde foi ultrapassado, mais precisamente em 2014, pelo espanhol Rafael Nadal, quando este amealhou o quinto troféu seguido.

Porém, Björn Borg ficou mais conhecido por outro recorde, igualado em 2007 pelo suíço Roger Federer, quando entre 1976 e 1980 venceu cinco vezes consecutivas o torneio de Wimbledon. O último dos quais foi conquistado após uma épica final com John McEnroe, que durou quase 4 horas e, na qual, o escocês salvou 7 matchpoints no penúltimo set, o que mesmo assim, contra a corrente psicológica do encontro, não impediu a vitória do sueco na “negra” (3-2)

Neste dois últimos anos, em 1979 e 1980 mais precisamente, o tenista sueco terminou o ano no primeiro lugar do ranking ATP, em grande parte fruto das vitórias em Wimbledon e em Roland Garros.

Taça Davis

Entre maio de 1973 e junho de 1980, Björn Borg venceu um total de 33 jogos consecutivos, estabelecendo o recorde de maior sequência de vitórias seguidas, o qual ainda perdura nos dias de hoje. Além disso, em 1975 ajudou a seleção nacional sueca a vencer a Taça Davis.

Término da Carreira

Após novo confronto com John McEnroe na final do Torneio de Wimbledon de 1981, desta vez com a vitória a sorrir ao escocês, Björn Borg entrou numa espiral recessiva de derrotas. Alegando o facto de não se sentir capaz de retornar à forma que fez dele um dos melhores tenistas de sempre, o tenista sueco optou por terminar a carreira em janeiro de 1983, com apenas 26 anos, ainda que nos anos 90 tenha tentado, sem sucesso, um regresso ao court.

“Não consigo dar 100% e se não consigo fazer isso não é justo continuar. Se queres chegar ao topo, o ténis tem de ser divertido, e eu já não sinto isso. É por isso que desisto.” anunciou Björn Borg num jornal sueco chamado “Kvallposten”

216 Visualizações 2 Total

References:

Björn Borg, Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bj%C3%B6rn_Borg. Consultado em 04/05/2018

Björn Borg Biography, Biography. Disponível em: https://www.biography.com/people/bjorn-borg. Consultado em 04/05/2018

216 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo