Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

 

Regras da Natação

As regras da natação pura são estabelecidas para o cumprimento por parte de todos os atletas que competem em qualquer prova oficial.

As regras da natação pura são estabelecidas para o cumprimento por parte de todos os atletas que competem em qualquer prova oficial.

Competências dos Responsáveis na Natação

Nas provas de natação, existe um árbitro que é o principal órgão decisor que regula o cumprimento de todas as normas e regras da natação, existentes depois juízes em cada ponta da piscina, para validar o batimento do atleta na parede, existindo um outro responsável por dar o “tiro” de partida.

O procedimento de partida começa com uma série curta de assobios para que os atletas se preparem para a partida e depois há lugar a um assobio mais longo para que os atletas possam se dirigir para a sua plataforma de entrada na piscina. No caso das provas do Estilo Costas ou das Estafetas, é dado um segundo assobio longo para que os atletas possam ir para a água e estar em posição de partida para estas mesmas provas. A partir do momento em que todos os atletas estejam em posição de partida, o árbitro faz a sinalética para o juiz responsável pela partida. Se algum atleta se antecipar à partida real é alvo de desqualificação.juizes

Também existe um supervisor pela cronometragem e pelos tempos alcançados por todos os atletas, ficando responsável pela tomada de tempos e pela validação de recordes e/ou de possíveis desistências de atletas. Em cada lado da piscina, existem juízes que validam se os nadadores cumprem com todos os procedimentos de cada estilo.

Regras dos Estilos de Natação

Na Natação existem 4 estilos diferentes – Estilo Livre, Costas, Mariposa e Bruços – que podem ser praticadas por qualquer nadador.

  • Estilo Livre – Tal como o nome indica, é o estilo em que os nadadores fazem a movimentação normal e básica de natação sem regras específicas como noutros estilos, sendo, normalmente, o estilo em que se nada mais rápido. Os atletas apenas não podem nadar no fundo da piscina nem ganhar balanço através das divisórias laterais de cada pista. Sempre que tiverem que dar a volta na piscina, usam os pés na parede da piscina para ser mais rápido sendo que apenas quando termina a prova é que podem bater com a mão na parede da piscina para o tempo ser contabilizado.
  • Estilo Costas – Tal como o nome indica, é um estilo que é feito de costas para a água e para o fundo da piscina e em que a partida é feita na água, ao contrário dos outros 3 estilos onde os nadadores partem de uma plataforma fixa. Neste estilo de Costas, os atletas devem fazer força na parede da piscina para ganhar impulsão para a saída. O movimento de braços e pernas neste estilo é similar ao do estilo livre, a diferença é a posição do corpo face à água e ao fundo da piscina. Se tiverem que dar várias voltas à piscina, a viragem é feita como se de uma cambalhota se tratasse, sendo que alguma parte do corpo tem de tocar na parede neste processo. Para dar terminada a prova tem de bater com a mão na parede.bruços
  • Estilo Bruços – Neste estilo, os atletas nadam com os braços e as pernas, simultaneamente, numa posição horizontal, sendo que tem de permanecer com os braços e as pernas dentro de água e a cabeça acima da superfície da água. Não há lugar a braçadas alternadas como em outros estilos, as mãos e os braços estão ao mesmo nível para dar as braçadas, sendo que até a viragem tem de ser feita com as duas mãos em simultâneo, assim como no final da prova. É o estilo mais lento dos 4 e é o mais antigo estilo na natação competitiva.
  • Estilo Mariposa – Ao contrário do Estilo Bruços, o Estilo Mariposa é dos mais recentes da natação competitiva, nascendo daquilo que alguns nadadores já faziam no estilo Bruços. Chamam-lhe o Estilo do Golfinho devido ao movimento de pernas, caracteriza-se por ser um estilo ondulante, de algum sentido estético até, já que os braços devem dar braçadas em simultâneo, entrando e saindo da água ao mesmo tempo. Os dois pés batem na água consoante a entrada ou a saída das mãos da água. Tal como no Estilo Bruços, os nadadores devem bater na parede com as duas mãos ao mesmo tempo sem qualquer cambalhota como no Estilo Costas. Na chegada, os nadadores também devem bater com as duas mãos ao mesmo tempo.

Existe uma competição chamada Medley ou Estilos que engloba estes 4 estilos de natação numa só prova, em que os atletas fazem a mesma distância para cada um dos estilos de forma seguida, sendo que tem de cumprir os regulamentos de cada estilo durante o percurso que está estipulado para fazer. Esta competição em específico deve respeitar a seguinte ordem: estilo Mariposa, Costas, Bruços e Livre, ao contrário, das estafetas por equipas em que a ordem será: Costas, Bruços, Mariposa e Livre.

Procedimentos numa prova de Natação

  • As provas individuais devem ser realizadas separadas por género.
  • Se numa série existir um único atleta, este deve fazer todo o percurso para se qualificar.
  • O atleta deve fazer todo o percurso na pista que lhe foi atribuída, sem passar para outra pista ou importunar outros atletas, senão poderá ser desqualificado.
  • Um atleta pode mergulhar durante algum tempo no fundo da piscina sem que comece a andar senão será desqualificado.
  • Os atletas não podem ter vestido nenhum equipamento que lhes permita ter ganhos de rendimento em termos de aerodinâmica a não ser os que já tem estejam homologados pela FINA.
  • Se no procedimento de entrada de nadadores na água nas provas de estafeta, um atleta entrar antes do companheiro tocar na parede, toda a equipa será desqualificada.
  • Também será desqualificada a equipa em que os atletas fazem distâncias que não estavam previstas fazer no inicio de cada prova.
1050 Visualizações 3 Total
1050 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo