Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Pólo Aquático

O Pólo Aquático é um dos desportos pioneiros dos Jogos Olímpicos sendo praticado numa piscina com os princípios do Andebol.

O Pólo Aquático é um dos desportos pioneiros dos Jogos Olímpicos sendo praticado numa piscina com os princípios do Andebol.

O Pólo Aquático é um dos desportos aquáticos, tal como a Natação, a Natação Sincronizada e Saltos para a Água, e consiste na disputa de um jogo entre duas equipas, com sete elementos cada uma, em que têm de introduzir a bola na baliza adversária com a mão sendo que vence o jogo a equipa que marcar mais golos à adversária. As regras são similares às do Andebol, desporto em que também se utilizam as mãos como forma de introduzir a bola dentro da baliza adversária, contudo o Pólo Aquático realiza-se dentro de uma piscina ao contrário do Andebol que é um desporto de pavilhão. Além desta particularidade, existe uma outra em que os guarda-redes podem agarrar a bola com as duas mãos e socá-la enquanto os restantes elementos podem apenas agarrar com uma mão e nem sequer pode socar. Cada equipa tem sete elementos dentro da piscina mais seis que podem entrar para substituições. Estas substituições ocorrem em dois momentos, nos pedidos de desconto de tempo e quando existe algum golo. Dos sete elementos de cada equipa, um deles é guarda-redes. Cada equipa tem de utilizar toucas de pano, sendo que uma das equipas utiliza toucas brancas e a outra utiliza toucas azuis. Cada um dos guarda-redes usa uma touca diferenciada dos restantes de cor vermelha. O tempo de jogo divide-se em quatro períodos de oito minutos. Cada equipa dispõe de 30 segundos para fazer um ataque com remate à baliza, sendo que esse tempo termina quando existe um golo ou remate à baliza ou quando a bola é interceptada por algum elemento da equipa adversária.

O pólo aquático tem especificidades próprias por ser praticado em piscina. O tamanho do recinto onde ocorre o jogo varia entre os 20 e 30 metros de comprimento e os 10 e 20 metros de largura. No comprimento, existem marcações de cor vermelha, amarela e branca. A marcação de cor vermelha está colocada a dois metros da linha de golo de cada baliza sendo que dentro desse espaço, os jogadores não podem receber passes dos seus colegas de equipa nem permanecer por muito tempo dentro dessa área senão incorrem em penalização. A marcação amarela acontece entre os 5 metros e os 2 metros da baliza e é da marca dos 5 metros que são marcados os lances de grande penalidade, contudo as faltas que forem assinaladas não podem ser atiradas directamente à baliza dentro desta marcação. A marcação branca está presente na linha de baliza para um melhor entendimento dos juízes de quando é golo ou não. Nos cantos do recinto de um dos lados existe uma área rectangular, onde se procedem às substituições dos jogadores e é onde ficam os jogadores que são excluídos por alguma infracção.

A origem deste desporto ocorreu no Reino Unido no início do século XVIII embora fosse apresentado de outra forma, já que era considerado mais como espectáculo de variedades do que propriamente como desporto. Continua a ser um desporto muito popular nos países de língua inglesa oficial mas também noutras latitudes europeias, sobretudo, nos países do Mediterrâneo, Balcãs e Rússia. O Pólo Aquático foi incluído logo na segunda edição dos Jogos Olímpicos, em 1900, na capital francesa, Paris, ainda que só para os homens. As mulheres só vão poder participar no Pólo Aquático dos Jogos Olímpicos a partir do ano de 2000.

222 Visualizações 1 Total
222 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter