Piscina semi-olímpica

A “piscina semi-olímpica”, também chamada de “piscina curta”, é o tipo de piscina utilizada para a prática desportiva de natação e tem um comprimento de 25 metros de comprimento (metade da piscina olímpica) por 20 de largura. Possui o tamanho mínimo requerido para as competições olímpicas e Campeonatos do Mundo.

As regras de funcionamento e parametrização das piscinas semi-olímpicas definidas pela FINA (Federação Internacional de Natação) são as mesmas das piscinas olímpicas, para as competições acima referidas.

Dimensões regulamentadas

No caso da utilização de painéis electrónicos de aparelhagem automática de cronometragem (sensíveis ao toque) nas paredes de partida ou viragem, deve ser dado o desconto da dimensão dos mesmos, permitindo que haja a distância regular de 25 metros (no caso das olímpicas são 50m) entre as placas.

A nível de profundidade, para as piscinas de partida com blocos terá de haver uma profundidade de 1,35 metros num espaço de 1 a 6 metros do cais de partida, sendo que no resto da piscina a profundidade mínima é de 1 metro. Nos Jogos Olímpicos (JO) e Campeonatos Mundiais, a profundidade mínima é de dois metros, sendo que o recomendado para o uso de várias disciplinas de natação é 3 metros.

Divisórias das pistas

A piscina semi-olímpica deverá possuir 8 pistas para provas do Campeonato do Mundo e 10 para os J.O., que devem ter a pelo menos 2,5 metros de largura. Todas as pistas devem ser demarcadas com divisórias ao longo de todo o seu comprimento, flutuando à superfície, e presas nas extremidades com ganchos inseridos nas paredes de partida e de viragem. Os flutuadores das divisórias devem ter uma dimensão entre 10 centímetros (mínimo) e 15 centímetros (máximo).

Ao lado da primeira e da última pista, em cada extremidade da largura da piscina, deve haver um espaço livre de 2,5 metros, ou seja duas pistas vazias.

Blocos de Partida

Os blocos colocados na parede de partida, de onde os nadadores se lançam, devem ser fixos e sem qualquer efeito de impulsionamento (tipo mola). A altura do bloco pode ir dos 50 aos 75 centímetros, desde a linha da água e a área de superfície deve ter pelo menos 50cm quadrados e ser anti-derrapante.

 

Temperatura da água

A temperatura da água da piscina olímpica deve estar entre os 25ºc e os 28ºc. Permite-se que haja um fluxo e refluxo de água, de modo a respeitar as leis de saúde pública, sem que isso cause turbulência que interfira nas competições.

 

remodelacion-piscina-semiolimpica-mexico-df_4882

 

Especificações da Federação Internacional de Natação

Comprimento: 25 metros

Largura: 20 metros

Número de pistas: 8

Largura das pistas: 2 metros

Temperatura da água: 25º C – 28º C

A intensidade da luz:> 750 lux

Profundidade: 2,0 metros

Volume: 1,000,000 litros (dependendo da profundidade)

2382 Visualizações 4 Total

References:

http://www.fina.org/sites/default/files/finafacilities_rules.pdf

2382 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo