Piscina olímpica

A denominada “piscina olímpica”, como o nome indica, é o tipo de piscina utilizada nos Jogos Olímpicos e tem um comprimento de 50 metros de comprimento e 25 de largura.


olimpiadas_londres_instalacoes__parqueaquatico2_getty

 

Dimensões regulamentadas

Todas as piscinas que recebam provas do Campeonato do Mundo (excepto os mundiais de Masters) e os Jogos Olímpicos terão de cumprir as regras quanto a estas dimensões, regulamentadas pela Federão Internacional de Natação (FINA). De acordo com as leis estabelecidas pelo organismo mundial responsável pelo desporto de natação, todos os outros eventos internacionais sob a sua alçada poderão ser realizados em piscinas que cumpram os requisitos mínimos, com as habituais dimensões de 25 metros de comprimento.

No caso da utilização de painéis electrónicos de aparelhagem automática de cronometragem (sensíveis ao toque) nas paredes de partida ou viragem, deve ser dado o desconto da dimensão dos mesmos, permitindo que haja a distância regular (50 ou 25 metros) entre as placas.

A nível de profundidade, para as piscinas de partida com blocos terá de haver uma profundidade de 1,35 metros num espaço de 1 a 6 metros do cais de partida, sendo que no resto da piscina a profundidade mínima é de 1 metro. Nos Jogos Olímpicos (JO) e Campeonatos Mundiais, a profundidade mínima é de dois metros, sendo que o recomendado para o uso de várias disciplinas de natação é 3 metros.

 

Divisórias das pistas

A piscina olímpica deverá possuir 8 pistas para provas do Campeonato do Mundo e 10 para os J.O., que devem ter a pelo menos 2,5 metros de largura. Todas as pistas devem ser demarcadas com divisórias ao longo de todo o seu comprimento, flutuando à superfície, e presas nas extremidades com ganchos inseridos nas paredes de partida e de viragem. Os flutuadores das divisórias devem ter uma dimensão entre 5 centímetros (mínimo) e 15 centímetros (máximo).

Ao lado da primeira e da última pista, em cada extremidade da largura da piscina, deve haver um espaço livre de 2,5 metros, no fundo duas pistas vazias.

 

Blocos de Partida

Os blocos colocados na parede de partida, de onde os nadadores se lançam, devem ser fixos e sem qualquer efeito de impulsionamento (tipo mola). A altura do bloco pode ir dos 50 aos 75 centímetros, desde a linha da água e a área de superfície deve ter pelo menos 50cm quadrados e ser anti-derrapante.

 

Temperatura da água

A temperatura da água da piscina olímpica deve estar entre os 25ºc e os 28ºc. Permite-se que haja um fluxo e refluxo de água, de modo a respeitar as leis de saúde pública, sem que isso cause turbulência que interfira nas competições.


01406438

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Especificações da Federação Internacional de Natação

Comprimento: 50 metros

Largura: 25 metros

Número de pistas: 8

Largura das pistas: 2,5 metros

Temperatura da água: 25º C – 28º C

A intensidade da luz:> 1500 lux

Profundidade: 2,0 metros mínimos

Volume: 2,5000,000 litros (supondo uma profundidade de dois metros)

4845 Visualizações 8 Total

References:

http://www.fina.org/

4845 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo